A tempestade que atingiu Canoas na noite de terça-feira (16) continua impactando a vida de milhares de canoenses. Havia, pelo menos, sete bairros que permanecem sem energia elétrica na tarde desta quinta-feira (18). A cidade contabilizava mais de 110 mil pessoas sem energia elétrica.
Em um mundo que exige estar conectado na internet durante o dia inteiro, o problema da falta da energia levou a um movimento em direção aos shoppings de pessoas em busca de tomadas para recarregar os aparelhos celulares. O movimento é grande no Canoas Shopping e no ParkShopping Canoas desde a quarta-feira (17).
Matheus Santos, 23 anos, saiu do bairro Niterói para o Canoas Shopping onde tinha certeza que conseguiria uma tomada para dar carga ao celular antes que a bateria “morresse” de uma vez por todas. Conseguiu a tomada, mas teve que ficar esperando.
“A gente não entende muito bem por que em alguns lugares têm luz e outros não”, comenta. “Só sei que faltou luz na terça-feira de noite e não conseguimos mais ligar nem uma lâmpada lá em casa. Eu não aguento ficar sem celular e vim para o shopping”.
Paulo Roberto Squillaci, 20 anos, também se valeu do Canoas Shopping para conseguir dar uma carga e reviver o aparelho celular. Mais: levou até o notebook a tiracolo para garantir a bateria necessária para o aparelho continuar funcionando.
“Se tivesse um lugar no bairro Niterói que a gente soubesse que dá para carregar os aparelhos, a gente iria, mas como a gente só conhece o shopping, acabamos se tocando para cá, que no Canoas Shopping era garantido que sairia com tudo carregadinho”, explica.
Segundo o Canoas Shopping a movimentação foi grande desde a manhã de quarta-feira de pessoas, principalmente, na praça de alimentação e cafés para fazer refeições e também para aproveitar e carregar aparelhos celulares. O público, segundo o Canoas Shopping, é bem-vindo.
Por meio de nota, o ParkShopping Canoas informou que a movimentação na praça de alimentação e também nos lounges de pessoas recarregando aparelhos também continua nesta quinta-feira, embora não tão grande quanto a corrida que aconteceu na quarta-feira, já que alguns bairros recuperaram a energia elétrica.
Fornecimento
Conforme a Rio Grande Energia (RGE), a tempestade que atingiu o Estado na última terça-feira afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com grande volume de chuva, descargas atmosféricas e ventos acima de 100 km/h, impactando o fornecimento de energia.
Os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento. Cerca de 714 clientes da concessionária acabaram sendo atingidos diretamente no momento em que a tempestade atingiu o RS. Até agora, 442 mil clientes – o equivalente a 62% da demanda – tiveram a energia restabelecida.
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a concessionária pelo número WhatsApp (51) 99955.0002 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 e aguardar o atendimento.
LEIA TAMBÉM