abc+

VOOS NOTURNOS

Sons no céu durante a madrugada intrigam moradores da região metropolitana; FAB explica o motivo

Barulhos de aviões na madrugada são ouvidos por pessoas de Canoas desde o início da semana. Confira o que diz a Força Aérea Brasileira

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 11/04/2023 às 15h:53 Última atualização: 04/03/2024 às 10h:02
Publicidade

Moradores de Canoas têm olhado para o céu curiosos desde o início da semana. Isso porque a movimentação de caças seria maior que o usual, segundo relatos. Em especial quem vive nos bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande e Niterói e Nossa Senhora das Graças ouve o barulho dos caças rasgando o céu madrugada adentro.

Exercícios de reabastecimento foram confirmados pela Força Aérea Brasileira (FAB)



Exercícios de reabastecimento foram confirmados pela Força Aérea Brasileira (FAB)

Foto: PAULO PIRES/GES

Vivendo há um ano e meio no bairro Fátima, Samuel Gonçalves, 39 anos, conta que até tinha escutado a respeito do movimento no céu de Canoas, porém não imaginava que um dia seria acordado por um jato sobrevoando em voo durante a madrugada, algo que lhe tirou o sono na noite de segunda-feira (10).

“Sei que outras pessoas podem achar que é normal, mas para mim é fora do comum”, observa o operador de máquinas. “Acordo cedo, mas era meia-noite e meia e continuava sem conseguir dormir. Olhei várias vezes pela janela para tentar enxergar alguma coisa, mas não via nada. Ficava só ouvindo o barulho dos jatos mesmo”.

Também moradora do Canoas, Cristiane Orlandi, 40 anos, disse já ter se acostumado com o barulho dos “aviões” que “entram e saem” da Base Aérea de Canoas. Contudo, suspeita não ser normal que os caças estejam em treinamento por até “altas horas” da noite, como vem acontecendo desde o início da semana.

“O barulho dos aviões é normal, mas acho estranho até tão tarde. Por isso que a gente vai logo pensando besteira”, opina. “É tanta bobagem que se lê na internet que é impossível não pensar que algo está acontecendo e só a gente não está sabendo”, complementa.

Explicação

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, na tarde desta terça-feira (11), que a movimentação noturna sobre o céu de Canoas trata-se do exercício de Reabastecimento em Voo (Revo), que será executado pelos pilotos da FAB até sexta-feira (14) para manutenção operacional e da tripulação.

Participam do exercício aeronaves F-5 e KC-390 Millennium, que operam a partir da Base Aérea de Canoas, além de aeronaves A-1, operando a partir da Base Aérea de Santa Maria. O Brasil faz parte de um seleto grupo de países que possuem a capacidade de abastecimento em voo Revo, levando as aeronaves a atender ocorrências mais distantes sem necessitar de pousos intermediários, aumentando a pronta-resposta às missões de resgate.

Aniversário

Dia 22 de abril celebra o Dia da Aviação de Caça. A data foi escolhida por remeter ao mesmo dia em 1945, durante a campanha na Segunda Guerra Mundial, quando os aviadores brasileiros do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram nos céus da Itália, entre o nascer e o pôr do sol, 44 missões de guerra em menos de 24 horas, número considerado um marco até hoje. O Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar), ainda não há confirmação de uma celebração em Canoas para promover a data.

Operações regulares

Mesmo que Canoas seja a “cidade do avião”, pouco conhecimento existe da população sobre o que fazem os aviões que sobem e descem do céu diariamente. As missões são variadas. Por exemplo, no último dia 15, um avião da FAB foi usado em uma missão para transportar pulmões de Blumenau, em Santa Catarina, até Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde um paciente precisava dos órgãos com urgência.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade