A tragédia que atingiu Canoas impactou significativamente o transporte no lado oeste da cidade. Além da perda na circulação dos trens, existe o prejuízo causado a motoristas que perderam os veículos durante as inundações.
Desde então, o ônibus passou a ser o aliado para muitos trabalhadores desde a retomada das atividades, porém as reclamações são muitas entre os moradores dos bairros Fátima e Rio Branco.
Moradores apontam horários não cumpridos e ônibus que deixam de passar em vias que já foram limpas pela Prefeitura de Canoas, mas que continuam não sendo usados como rotas de transporte.
O metalúrgico Maicon Rosa, 35 anos, disse novamente ter se atrasado nesta segunda-feira, porque o ônibus que costuma pegar às 8h30 não passou, chegando somente muito depois do horário.
“A água já baixou faz tempo, mas eu continuo chegando no serviço e dizendo que estou com problema porque o ônibus não passou”, reclama. “Não sei até quando o dono da empresa vai aguentar isso”.
Já a merendeira Ivonete Carvalho, 49 anos, aponta que apesar da via em frente a casa dela já estar limpa há semanas, os ônibus continuam ignorando o itinerário e a obrigando a caminhar mais quatro quadras diariamente.
“Eu entendo que antes não passavam, porque estava tudo tomado pelo lixo, mas já limparam”, afirma. “Não tem cabimento eu continuar andando porque o motorista não quer mais passar na minha rua”.
Prejuízo
Aos 82 anos, o aposentado João Santos conta que perdeu o carro no meio das águas e desde então tem se valido dos ônibus para se deslocar em Canoas, o que diz não ser algo fácil.
“Desde que perdi o Ônix na enchente, vou para a parada e geralmente fico uma hora esperando até passar um que possa me levar no Centro”, relata. “Só que eu tenho tempo e dá pena de quem trabalha e precisa chegar no horário”.
O que diz a Prefeitura de Canoas?
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) trabalha para normalizar todo o serviço o mais breve possível, com estudos de viabilidade e diálogo permanente com a empresa Sociedade de Ônibus Gaúcha Ltda (Sogal), responsável pela execução do transporte coletivo na cidade.
Os itinerários das linhas de ônibus são definidos a partir da liberação de novas ruas, a partir do trabalho das equipes de limpeza. A linha Rio Branco opera integralmente e a Fátima ainda não opera nas mesmas condições, em virtude dos trabalhos de máquinas e operários. A linha Fátima deve ter ampliações de rotas nos próximos dias.
Segundo a SMTM, eventuais furos nos horários de ônibus podem ocorrer em virtude de problemas mecânicos, transtornos no trânsito e outras intercorrências que a Diretoria de Transportes não consegue dimensionar. A partir da comunicação desses fatos pelos usuários, as equipes buscam as melhores soluções.
A população pode consultar e esclarecer dúvidas sobre itinerários e horários das linhas da Sogal pelo telefone (51) 3472-6233 ou no site (www.sogal.com.br). Sugestões, comunicação de atrasos e outros assuntos podem ser informados junto à Diretoria de Transportes, pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637.
O que diz a Sogal?
Por meio de nota, a empresa Sogal informa que os horários da Linha Harmonia/Rio Branco continuam sendo ajustados para comportar confortavelmente toda a demanda de passageiros. Portanto, pode haver diferença de horários de um dia para o outro.
Em relação aos itinerários, a empresa está comprometida para que todos as rotas sejam cumpridas rigorosamente como eram antes das enchentes de maio, porém, com cautela em relação as vias que ainda apresentam entulhos ou obstáculos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags