abc+

FOGO

"Só deu tempo de tirar as crianças", diz moradora após incêndio que destruiu casas em Canoas

Maria Cristiane Santos Lopes, 40 anos, conta que um curto-circuito na tomada deu início às chamas que consumiram três residências na madrugada desta quinta-feira (25)

Publicado em: 25/01/2024 às 10h:39 Última atualização: 25/01/2024 às 12h:12
Publicidade

Um curto-circuito em uma tomada deu início a um incêndio que consumiu três casas na madrugada desta quinta-feira (25) no bairro Harmonia, em Canoas. Uma quarta casa, usada como lar temporário de animais, não chegou a ser atingida.

Fogo consumiu três casas no meio da madrugada desta quinta-feira (25) no Beco do Araçá



Fogo consumiu três casas no meio da madrugada desta quinta-feira (25) no Beco do Araçá

Foto: PAULO PIRES/GES

Por volta de 3h40, o fogo começou na casa onde Maria Cristiane Santos Lopes, 40 anos, vivia com quatro crianças.

“Só deu tempo de tirar as crianças”, relata. “Em menos de cinco minutos, eu já tinha perdido tudo que eu tinha”, completa.

Em pouco tempo, o vento empurrou o fogo, que se alastrou para outras duas casas vizinhas, levando pânico à comunidade que vive no local.

Diretora de Proteção Básica, Vera Garibaldi informa que a Prefeitura de Canoas encontrará acomodações para as vítimas



Diretora de Proteção Básica, Vera Garibaldi informa que a Prefeitura de Canoas encontrará acomodações para as vítimas

Foto: PAULO PIRES/GES

“Foi a maior gritaria”, lembra Maria. “Era gente chorando desesperada, porque não tinha o que fazer. Ninguém conseguia resolver com um balde d’água.”

O local no Beco do Araçá é de difícil acesso. A estreita passagem entre pequenos casebres não permite que o caminhão do Corpo de Bombeiros chegue ao local.

Morador do beco, Elias Ramos, 36 anos, sentiu o cheiro de fumaça e pulou da cama, resgatando os moradores das casas que acabaram queimando em sequência.

“Pulei da cama e só pensei em tirar o pessoal de casa”, recorda. “A gente até pensou em usar baldes, mas foi muito rápido e não deu para fazer nada.”

O Corpo de Bombeiros, explica Ramos, acabau tendo que estacionar o caminhão no beco e carregar a mangueira por um longo corredor para chegar ao local de combate.

“Os bombeiros passaram o maior trabalho para chegar nas casas”, comenta Ramos. “Eles saíram pulando cercas e criando atalho para a mangueira chegar com água.”



Foi somente por volta das 6 horas da madrugada que as chamas foram extintas completamente, não restando nada para três famílias que moravam no local.

Na manhã desta quinta-feira, a Diretoria de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social de Canoas esteve no local avaliando o impacto.

Segundo a diretora Vera Garibaldi, a Prefeitura de Canoas vai encontrar abrigo para as pessoas que perderam moradia, além de destinar doações junto a Defesa Civil.

“Em um primeiro momento, precisamos encontrar um lugar para que essas pessoas possam ficar”, esclarece. “Depois vamos garantir o que de mais básico precisarem, já que saíram só com a roupa do corpo”, acrescenta.

Como ajudar

Quem puder fazer qualquer tipo de doação, pode entrar em contato com a Diretoria de Proteção Básica pelo telefone (51) 3236-2702.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade