SAÚDE
Sete mil pessoas aguardam por exames de colonoscopia e endoscopia pelo SUS em Canoas
Para reduzir demanda represada no município, o Hospital Universitário fará um mutirão de consultas de reavaliação da necessidade dos exames
Última atualização: 28/06/2024 12:05
Sete mil canoenses estão na fila de espera para exames de colonoscopia e endoscopia. A demanda represada no Sistema Único de Saúde (SUS) é classificada pela Prefeitura como de alto custo. Para reduzir a carência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou um mutirão de consultas de reavaliação de exames no Hospital Universitário (HU). A partir da próxima semana, equipes do hospital começam o contato, por telefone, com os pacientes para o agendamento da revisão.
Segundo a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação Ambulatorial do HU, Gabrieli Schlee Sikelero, as ligações serão realizadas gradualmente.
“Conforme conseguimos contato com as pessoas, os agendamentos serão feitos. Nossa expectativa é iniciar as consultas a partir da segunda semana de julho”, salienta.
Para quem está há anos na fila e/ou trocou de número de telefone, a recomendação é que atualize os dados na Unidade de Saúde mais próxima. Gabriela explica que por meio do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS) as informações serão cruzadas entre os sistemas do HU e da SMS.
"A primeira tentativa será feita por ligação telefônica, se a pessoa não atender enviaremos uma mensagem por WhatsApp. O último recurso será a busca ativa por meio do SIGSS. Das sete mil pessoas, o banco de dados do HU já possui três mil pacientes", diz.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
A previsão é que sejam realizadas 40 consultas de reavaliação por dia, duas vezes por semana, totalizando 320 consultas mensais. Inicialmente, o atendimento será feito por um clínico do Hospital Universitário.
"No decorrer do mutirão esse número deve aumentar, ou seja, teremos mais médicos atendendo. Estamos em tratativas sobre o assunto", frisa Gabriela.
Conforme a coordenadora, o número de pessoas que farão as consultas pode ser menor que o número atual da fila de espera.
"Diante do espaço de tempo, é provável que tenhamos casos em que a pessoa já fez a cirurgia [particular] ou já não necessita mais realizar o exame. Podem existir diferentes motivos, por isso, o mutirão será de consultas de reavaliação e não diretamente de marcação de exame."
Conforme a secretária municipal adjunta de Saúde, Caroline Schirmer, a medida visa colocar o paciente "no lugar certo". Ela ressalta que quem tiver a indicação médica, sairá da consulta com data do exame marcada.
"Também será feito um novo protocolo nas unidades de saúde, para os médicos só encaminharem os [novos] pacientes a esses procedimentos em casos que se enquadrem nos sintomas. O objetivo é garantir que as pessoas sejam atendidas primeiramente na atenção básica, passando para o procedimento apenas quem realmente necessitar", finaliza Caroline.
Exames
Colonoscopia é um exame utilizado para analisar a saúde do interior do cólon e do reto usando um colonoscópio, um tubo fino e flexível com uma luz e uma câmera na ponta. Com ele, é possível identificar lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas.
Endoscopia é um exame voltado para a análise do sistema digestivo — mais especificamente, da chamada parte alta. Ele possibilita diagnosticar doenças comuns, como úlcera, gastrite, refluxo e até os diferentes tipos de câncer que podem afetar essa região do organismo.