RETOMADA
Sesc Canoas retoma serviços para comunidade
Unidade segue com ações solidárias para ajudar as pessoas atingidas pelas cheias e fomentar a cultura
Última atualização: 13/06/2024 08:39
O Sesc Canoas retomou nesta semana os serviços de academia, pilates, natação, hidroginástica, consultas odontológicas, nutrição e turismo. Em maio, ocorreu uma pausa para que a unidade pudesse atender às necessidades das pessoas atingidas pela enchente.
"A ideia inicial era ter um espaço para passar o dia, um lugar diferente do abrigo, onde seria possível acessar a biblioteca", explica o diretor do Sesc Canoas, Cleberli Arruda.
O Sesc ofereceu banhos quentes gratuitos, refeições, doações de alimentos e roupas, e disponibilizou acesso à biblioteca. Segundo levantamento próprio, 89,5 mil pessoas foram atendidas, e mais de 200 se voluntariaram.
Com o objetivo de movimentar o setor cultural e proporcionar acolhimento, o Sesc levou apresentações a abrigos da cidade. A atividade foi realizada em nove abrigos e envolveu mais de R$ 20 mil em investimento.
Agora, com a retomada dos serviços de base da unidade, a ação emergencial não cessa. "Esse ciclo não se encerra. Teremos ações em continuidade, e não colocamos data para terminar", afirma.
Dentre as iniciativas que se estendem, estão os ingresso solidário para atividades; os preços especiais para serviços de saúde; a distribuição de alimentos e roupas; e ações de fomento à cultura. Idosos do grupo Maturidade Ativa que foram atingidos receberão acolhimento psicológico no Sesc.
Um projeto deve contratar 60 grupos de artistas gaúchos para realizar uma turnê de apresentações no Rio Grande do Sul e em outras partes do Brasil. "Queremos priorizar as regiões que foram atingidas aqui", diz Cleberli. O caminhão de biblioteca móvel do Sesc deve voltar à ativa já na semana que vem nos bairros afetados - em uma versão menor, já que o caminhão ficou inundado e está em reparos.
O marco da retomada cultural será um concerto da Orquestra da Ulbra no dia 30. O evento convidará tanto pessoas que se voluntariaram quanto pessoas que receberam ajuda neste período difícil. "Será um encontro simbólico de agradecimento mútuo", explica Arruda.