Era domingo de votação, no dia 2 de outubro de 2022, quando, em uma escola do bairro Niterói, acabou sendo interrompido o processo por algo fora do comum: mesários estavam sendo atacados por pulgas.
O ginásio do Colégio São Paulo estava infestado de pulgas. Uma mesária chegou a ser picada e disse não haver condições de trabalhar no local, razão pelo qual houve mudanças das seções antes do início da votação.
Planejando para que isso não volte a se repetir nas eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) planejou mudanças para a votação, dividindo seções; excluindo e adicionando locais.
Conforme a chefe de Cartório da 134ª Zona Eleitoral, Elisângela Duarte da Silveira, as decisões tomadas pela Justiça Eleitoral visam uma organização melhor para o pleito que ocorre em outubro.
A primeira mudança diz respeito a um novo local de votação: a partir deste ano, a Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, na Avenida Ramiro Barcelos 1.450, bairro São José, vira local de votação.
Já Associação dos Moradores do Jardim Ideal deixa de ser local de votação e as seções 017, 111, 183 e 249 foram alocadas na Escola Municipal Jacob Longoni, na Rua Porto Seguro 197, no bairro Nossa Senhora das Graças.
O Centro Pastoral La Salle deixou de ser local de votação e as seções 012 e 045 foram alocadas na Escola Augusto Severo, na Rua Alegrete 278, a poucos metros do local, no bairro Niterói.
Já as seções 051, 054, 076, 096, 117 e 139 que votavam no Centro Pastoral La Salle foram alocadas na Escola La Salle Niterói, na Rua Tamoio 821, também no bairro Niterói.
“São ajustes bem pontuais que acreditamos ser importante divulgar desde já a fim de garantir o entendimento dos eleitores e um bom direcionamento até o dia da votação”, explica Elisângela.
Contagem regressiva
Restam menos de um mês para o fechamento do cadastro eleitoral em 2024. Assim, o(a) cidadão(ã) só tem até 8 de maio para regularizar o título e participar das eleições municipais.
No cartório de Canoas, a fila já é enorme, sendo necessária paciência para os eleitores que querem resolver pendências e irregularidades até a eleição de outubro.
Segundo a chefe de Cartório, é importante que os eleitores não deixem para a última hora e compareçam na sede com o máximo de rapidez, já que o prazo está acabando e a tendência é que o movimento só aumente.
“A gente sabe que é do brasileiro deixar tudo para a última hora, mas seria bom se a população se conscientizasse e procurasse o cartório quanto antes para resolver pendências”, salienta.
Estar regular com a Justiça Eleitoral deve ser prioridade, haja vista que a condição permite ao(à) eleitor(a), não só a participação no processo eleitoral, mas também o acesso a diversos outros direitos e oportunidades, como a posse em concursos públicos.
O segurança Carlos Eduardo Santos, por exemplo, pegou ficha na última quarta-feira (9), visando regularizar o título e garantir a posse em um certame que participou no ano passado.
“É brabo passar em concurso, mas não poder assumir devido ao título eleitoral, né? Acabei vindo para resolver o problema”, conta.
LEIA TAMBÉM
Já o aposentado Ildo Cardoso, 79 anos, entrou na fila apenas para saber a partir de que idade não seria mais necessário votar.
“Eu pensava que precisava assinar algum documento como isento”, suspirou ao dizer. “Mas descobri que nem precisava vir ao cartório. É só não ir votar. Estou livre”, brincou.
Biometria
As pessoas que ainda não têm o título de eleitor e desejam participar das eleições deste ano devem requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para a coleta da biometria.
Cadastrar a biometria na Justiça Eleitoral é fácil e rápido. A tecnologia ainda oferece vantagens: é sem custos; garante maior segurança ao processo eleitoral; auxilia na identificação de eleitores com múltiplos registros no cadastro eleitoral.
A pessoa que já possui título de eleitor em situação regular, mas não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito de 2024.
- Categorias
- Tags