DIA DO CORRETOR

Segurança e confiança na hora de comprar ou alugar um imóvel

Presidente da Associ fala sobre a importância do corretor de imóveis

Publicado em: 27/08/2023 11:10
Última atualização: 18/10/2023 17:34

É comemorado neste domingo (27), o Dia do Corretor de Imóveis busca mostrar a importância dos profissionais que estão sempre prontos para ajudar. Afinal, para que serve um corretor de imóveis? Não posso abrir um portal na internet e alugar ou comprar algum imóvel qualquer, por conta? Sim, isso é possível.

Dia do Corretor de Imóveis é comemorado no domingo Foto: Juliano Piasentin/Especial

No entanto, segundo o presidente da Associação do Mercado Imobiliário de Canoas e Nova Santa Rita (Associ), Marcelo Lazzarotto, quem vai garantir a segurança do negócio é justamente o corretor. “A importância é total, e não é apenas a venda do imóvel. Toda parte burocrática é organizada pelo corretor, ele vai analisar os detalhes e certificar que tudo está correto.”

Questionado sobre as novas plataformas, como por exemplo os sites Quinto Andar, Viva Real e Zap Imóveis, o presidente explicou ter opiniões distintas. “Os portais que proporcionam um espaço para que imobiliárias divulguem e anunciem os imóveis, vejo com bons olhos. É uma nova ferramenta. Por outro lado, a Quinto Andar é um exemplo que tira o corretor do processo e mesmo que tenha algum profissional, quem garante que é alguém registrado”, completa.

Mercado

Em relação ao mercado, Lazzarotto diz que no início do ano a oscilação foi grande. “Os primeiros quatro meses foram mais complicados. Agora melhorou.” Falando especificamente de Canoas, o presidente da Associ foi assertivo. “Temos um mercado pujante, sempre em crescimento. São muitos empreendimentos na cidade.”

No que se refere a atuação da Associ, o presidente explica que a entidade é a representante do mercado. “Tanto corretores, quanto imobiliárias. Atuamos para unir o mercado.” Já o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) é responsável por registrar os profissionais.

Profissionais estes, que conforme Lazzarotto, trabalham de forma autônoma. “Todo corretor é autônomo. Profissional liberal. Não está proibido de ter carteira assinada e vínculo, mas em Canoas eu desconheço.”

São 1.200 corretores em Canoas

Lazzarotto comunicou que atualmente, de acordo com dados da Creci, são 1.200 corretores de imóveis registrados na cidade de Canoas. Eles podem atuar nas 200 imobiliárias espalhadas pelo município. “O mercado tende a aquecer. O Governo Federal aumentou o limite de financiamento do Minha Casa, Minha Vida para imóveis de até R$ 350 mil. Isso vai influenciar bastante, são mais faixas de renda neste novo formato do programa.”

CNPJ não é necessário

Entretanto, apesar da atuação de forma autônoma e liberal, o corretor de imóveis não necessita obrigatoriamente possuir um CNPJ, ou seja, ser um Microempreendedor Individual (MEI). O registro físico é feito na Creci. A pessoa jurídica é a imobiliária, o corretor atua como intermediário da negociação.” 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas