POLÍTICA

São Jorge e limpeza na cadeira de prefeito: os bastidores da nova posse de Jairo Jorge na Prefeitura de Canoas

Prefeito eleito em 2020 assume a Prefeitura de uma das maiores cidades gaúchas pela terceira vez dentro do mesmo mandato

Publicado em: 03/04/2024 07:22
Última atualização: 03/04/2024 07:22

Jairo Jorge (PSD) é, sem dúvida, o prefeito que mais assumiu o cargo em Canoas desde Hugo Simões Lagranha, eleito e nomeado pelos militares entre os anos 1960 e 1980. Além de ter sido eleito em 2008, 2012 e em 2020, no atual mandato ele já assumiu outras duas vezes após afastamentos judiciais no âmbito da Operação Copa Livre. "Confio na Justiça", vem repetindo Jairo Jorge.

Jairo Jorge reassume a Prefeitura de Canoas após decisão do STJ Foto: Guilherme Pereira/Divulgação

O retorno mais recente foi no início da noite desta terça-feira (2), pouco menos de cinco horas depois que a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou por unanimidade a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que o afastou no fim de novembro de 2023. Antes Jairo já havia ficado afastado entre março de 2022 e março de 2023, mas aí por decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

"Fiquei 492 dias fora. Perdi um terço do meu mandato", disse Jairo no início da noite desta terça, no pé da escadaria interna do prédio da Prefeitura, para a pequena multidão de apoiadores que se aglomerava no saguão do prédio. Boa parte desses apoiadores o esperavam já desde a tarde em frente à Prefeitura com cartazes e gritos de "Jairo Jorge voltou".

Jairo Jorge reassume a Prefeitura de Canoas após decisão do STJ Foto: Guilherme Pereira/Divulgação

O prefeito chegou ao Paço Municipal sorridente e segurando nas mãos uma imagem de São Jorge – Ogum para as religiões de matriz africana. Fez selfies com apoiadores e deu entrevistas, sempre reafirmando sua crença na Justiça. "Estou tranquilo e sereno. Muito emocionado. A Justiça dos homens às vezes demora, mas não falha. E a justiça divina me inspirou nesses quase 500 dias de espera", declarou.

Recebido na porta da Prefeitura pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cris Moraes (PV), Jairo fez um rápido pronunciamento ao lado da esposa, Thais Penna, na escadaria interna do prédio. Disse que estava com pouca voz "de tanto falar e de tanta emoção". "Decidi que não vou fazer nada formal, é momento de emoção pra mim e pra minha família, que sofreu muito nesses últimos 130 dias", disse Jairo, garantindo que está "sem rancor no coração".

Jairo Jorge reassume a Prefeitura de Canoas após decisão do STJ Foto: Alisson Moura/Divulgação

Em seguida, acompanhado de vereadores aliados, subiu para o gabinete onde trabalhou por pouco mais de nove anos, somando os dois mandatos completos e mais os períodos da atual gestão. No entanto, após vencer o primeiro lance da imponente escada, Jairo Jorge parou em frente à galeria de fotos dos ex-prefeitos e fitou suas imagens nos quadros. Tocou em uma delas.

Jairo Jorge reassume a Prefeitura de Canoas após decisão do STJ Foto: Guilherme Pereira/Divulgação

Já no segundo andar, aí sim no gabinete, fez questão de pegar um pano e fazer uma limpeza simbólica da cadeira de prefeito, que até o início da tarde era ocupada pelo seu vice, Nedy de Vargas Marques (PP), declaradamente adversário político. Assinou o livro-ata onde são registradas as chegadas e saídas do comando do Executivo e conversou com apoiadores políticos. Entre um telefonema e outro, decisões sobre o secretariado que já começaria a ser nomeado na sequência.

Jairo Jorge reassume a Prefeitura de Canoas após decisão do STJ Foto: Guilherme Pereira/Divulgação

Antes do fim da noite, em edição extra do Diário Oficial do Município, meia dúzia de secretários municipais do governo Nedy foram demitidos. E os primeiros substitutos foram nomeados por Jairo, entre eles dois velhos aliados: João Portella para a Fazenda e Guilherme Pacífico para a Segurança Pública. Esta quarta-feira (3) será de mais mudanças no governo canoense.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas