ALERTA

Roubo de veículos cresce 25% em Canoas

Pelo menos um canoense teve o carro roubado por dia durante o mês de outubro. Idoso de 73 anos teve revólver apontado para a cabeça por assaltante na saída de casa. "Meu pai ficou bem mal", conta o filho da vítima

Publicado em: 15/11/2023 10:51
Última atualização: 15/11/2023 10:52

Era noite do dia 13 de outubro. Noel Machado, 73 anos, deixava a garagem de casa, no bairro Niterói, quando um criminoso armado encostou a arma na cabeça do aposentado. Rendido, ele entregou a chave do Punto Attractive que guiava e viu o assaltante e um comparsa que estava em outro carro deixarem o local em velocidade.

Operação Relâmpago foi criada pela Guarda Municipal para coibir os roubos em Canoas Foto: GUSTAVO GARBINO/PMC
“Meu pai ficou bem mal com o que aconteceu”, conta o filho da vítima, Eduardo Machado, que avisou a polícia e tentou achar o carro logo após o crime. “É brabo, porque o pai estava saindo e o cara chegou na janela e apontou a arma para ele. Isso no portão de casa. Não tem como voltar a se sentir seguro assim”.

O final do ano se aproxima e aumenta a violência em Canoas. O Punto Attractive foi somente um entre os 33 veículos levados à força por criminosos durante o mês de outubro em Canoas, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Os roubos somam 234 crimes em 2023, número que representa um aumento percentual de 25% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando 187 veículos foram roubados. Já os furtos cresceram 7,3%. Foram 440 crimes em 2023, 30 carros a mais que os anotados em 2022, conforme o apontamento do Estado.

Investigação

À frente da Polícia Civil em Canoas, o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado o Departamento Estadual, o delegado Christiano Reschke, aponta que a polícia está ciente da elevação no número de casos e trabalha para coibir criminosos que roubam e também furtam.

“Já notamos que os casos aumentaram nos últimos meses. Isso não passou despercebido pela Polícia Civil e estamos trabalhando em cima”, avisa. “Só não podemos dar detalhes para não prejudicar o desenvolvimento do trabalho”, conclui.

O que diz a Prefeitura de Canoas?

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, através do Observatório de Segurança, informa que realiza o estudo dos índices de criminalidade e da mancha criminal, reunindo dados dos locais e horários mais frequentes que acontecem a prática. A partir disso, a Guarda Municipal organiza suas ações como a Operação Relâmpago, Operação Divisas e as constantes ações integradas com as demais forças de segurança, focadas para coibir a prática. Vale salientar que, desde o início da série histórica, Canoas já apresentou uma queda de 78,2% desde o ano com maior incidência, em 2016.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas