abc+

CLIMA

Reunião temática no plenário da Câmara de Vereadores de Canoas aborda a emergência climática

Comissão de Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Habitação contou com a participação planejador urbano, sociólogo e professor da UFRGS, Eber Marzulo

Taís Forgearini
Publicado em: 14/01/2025 às 15h:53
Publicidade

A Comissão de Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Habitação realizou uma reunião temática no plenário da Câmara de Vereadores de Canoas nesta terça-feira (14). O tema abordado foi a emergência climática na escala urbano-metropolitana.

Reunião ocorreu nesta terça-feira



Reunião ocorreu nesta terça-feira

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

“A reunião visa aproximar o debate com a comunidade. Trouxemos um especialista na área de planejamento urbano para podermos estabelecer prioridades no contexto da emergência climática que Canoas vive. Dialogar com base em uma perspectiva técnica facilita na definição de áreas prioritárias para a reconstrução da cidade”, destaca o presidente da comissão, vereador Gabriel Constantino.

Para o parlamentar, o debate simboliza a busca por soluções para os problemas crônicos que o município enfrenta.

O saneamento, a drenagem urbana e os alagamentos são pontos de partida entre as prioridades que necessitam de atuação e fiscalização”, completa o presidente da comissão.

O planejador urbano, sociólogo e professor da UFRGS, Eber Marzulo, abordou os efeitos do aquecimento e o papel dos espaços urbanos.

“O aumento das construções e a diminuição da área verde geram mais calor e tornam o solo impermeável. Por exemplo, o asfalto faz com que a água não seja absorvida e se desloque mais rápido para algum ponto de estrangulamento. A consequência são os alagamentos. As cidades precisam criar um padrão de densificação com materiais que gerem menos calor e impermeabilização”, explica Marzulo.

O professor também aponta a prática de recapeamento asfáltico como negativa.

“É comum ocorrer o recapeamento do asfalto sem o devido aumento da boca de lobo, ou seja, o espaço para escoar a água fica cada vez menor”, observa.

Atribuições da comissão

A Comissão de Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Habitação têm como principais atribuições promover estudos, pesquisas e investigações sobre problemas de interesse público relacionados com a sua competência, além de propor a aprovação ou rejeição, total ou parcial, ou ainda o arquivamento das proposições sob seu exame, bem como elaborar os projetos dela decorrentes.

Destinam-se a apreciar assuntos relevantes ou excepcionais, ou a representar a Câmara, com atribuições e prazo de funcionamento definidos no momento de sua criação.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade