abc+

Cultura

Retorno do carnaval de rua em Canoas está confirmado para o dia 2 de abril

A ordem de apresentações do grupo especial e de acesso já está definida e o samba deve esquentar a Avenida Inconfidência

Publicado em: 23/02/2023 às 15h:58 Última atualização: 25/01/2024 às 09h:26
Publicidade

Enfim o desfile de carnaval vai voltar às ruas de Canoas



Enfim o desfile de carnaval vai voltar às ruas de Canoas

Foto: Arquivo Pessoal

Estão esquentando as baterias em Canoas. O carnaval de rua está de volta na cidade. Na noite desta quarta-feira (22), em reunião na Secretaria Municipal da Cultura, foi definida a ordem dos desfiles das escolas de samba, dos grupos de acesso e especial, que entrarão na Avenida Inconfidência no dia 02 de Abril, a partir das 17 horas. Questões como carros alegóricos, penalidades e comercialização de alimentos e bebidas, também ficaram acertadas.

A apresentação terá início pelo grupo de acesso, com a Império da Mathias abrindo a avenida às 17 horas e o encerramento acontece às 22h45 com a escola de samba Soares desfilando. O espaço que as escolas terão para desfilarem será na Avenida Inconfidência. Para quem quiser acompanhar, o acesso será gratuito.

O carnaval 2023 é uma realização da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Cultura. Secretário de Cultura de Canoas, Eduardo Garcez Paim comemora o que considera um novo marco para a cultura da cidade. Paim lembra que estava em Canoas em 2009 quando a Secretaria de Cultura passou a estruturar o carnaval.

“É uma satisfação imensa poder estar novamente em Canoas podendo organizar uma festa que agrega aquilo que de mais bonito existe na nossa arte popular”, frisa. “Não vai ter como não se arrepiar na Inconfidência”.

O secretário estima que aproximadamente 1.200 pessoas estarão envolvidas só na noite do desfile.
“O carnaval é um movimento cultural que integra comunidades no Brasil inteiro. E é este movimento que deve ser observado até o desfile. Não serão somente passistas e músicos que estarão na avenida, vão ser também as costureiras, os soldadores e todos que participarem processo nas próximas semanas”.

Sem carros alegóricos

Entre as decisões tomadas pelos organizadores para o carnaval deste ano, está a ausência de carros alegóricos. O secretário Paim explica que a edição deste ano deve ser vista como uma retomada.
“Primeiro vamos recolocar o carnaval no mapa da cultura de Canoas, para só depois, no próximo ano, quem sabe garantir uma festa com carros e com tudo de mais bonito”.

Já sobre a marcação da data para abril, Paim confirma que acabou sendo escolhida pelos próprios representantes das escolas. A justificativa é que muitos estavam envolvidos em eventos em outras cidades.

“O carnaval não é evento isolado no Brasil. Ele movimenta profissionais e carnavalescos, em geral, a população durante o começo do ano, de maneira que quem samba em Canoas também é bem-vindo em Santa Catarina ou no Rio de Janeiro. Nosso carnaval vai reunir pessoas de fora da cidade”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade