PÓS-ENCHENTE
Retorno das aulas em 18 escolas infantis marca recomeço do ano letivo em Canoas
Alunos das Emeis do lado leste do município retornaram nesta quarta-feira (12)
Última atualização: 12/06/2024 18:24
"É um recomeço, um momento de readaptação para os alunos e servidores", reflete a diretora da Emei Beija-Flor, Maria Regina Morales. Após 41 dias de aulas suspensas em toda a rede municipal de Canoas, a retomada gradual das atividades escolares começou nesta quarta-feira (12). O dia ensolarado foi marcado pelo retorno de 18 escolas da educação infantil localizadas no lado leste do município, parte que não foi atingida pela enchente.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Beija-Flor, os alunos foram recebidos com balões e brincadeiras lúdicas de convívio. A instituição atende 88 crianças, de quatro meses a seis anos. "Foi um período difícil para toda a comunidade. Embora a nossa escola não tenha sido afetada, o impacto foi sentido por todos. Tivemos colaboradores e famílias de alunos atingidos, salientou a diretora da escola.
As colegas de turma Sophie, 5, e Manuela, 5, aproveitaram o retorno para brincar juntas e realizar atividades de pintura e jogos de desenvolvimento de coordenação motora. A pequena Sophie comemorou. "Estou feliz, a Manu e eu brincamos de congela [brincadeira semelhante ao pega-pega]", disse.
Segundo a coordenadora pedagógica da Emei Beija-Flor, Carla Carvalho, o emocional dos alunos após a tragédia deve ser observado. "Mesmo os que não foram atingidos diretamente podem manifestar algum tipo de sintoma. Eles podem ficar mais quietos, mais chorosos ou até mesmo mais agressivos", explicou.
Carla enfatizou que a escola terá um papel fundamental na retomada do convívio social. "Muitas vezes, um abraço é mais eficaz que palavras."
Próximos passos
As instituições de ensino do lado oeste necessitam passar por vistoria, limpeza, avaliação estrutural e quantificação dos prejuízos. Canoas totaliza 83 escolas da rede municipal, sendo 39 Emeis e 44 Emefs. As próximas Emeis que devem retornar são a Terezinha Tergolina e a Cara Melada, no dia 24 de junho. No ensino fundamental, a volta também será gradual, com previsão de início a partir do dia 18.
Emeis que retomaram as atividades nesta quarta-feira
– EMEI Anísio Spíndola Teixeira
– EMEI Beija Flor
– EMEI Bem Me Quer
– EMEI Carrossel
– EMEI Marione Machado Leite
– EMEI Julieta Balestro
– EMEI Laney Langaro
– EMEI Olga Machado Ronchetti
– EMEI Pé de Moleque
– EMEI Pequeno Polegar
– EMEI Pintando o Sete
– EMEI Tia Lourdes
– EMEI Tia Maria Lúcia
– EMEI Ulysses Machado Filho
– EMEI Vó Babali
– EMEI Vó Corina
– EMEI Vó Lola
– EMEI Vó Nelsa