A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) tem um intercambista colombiano. Santiago Rivera chegou ao campus Canoas para um estágio de dois meses no Hospital Veterinário. Ele é estudante do oitavo semestre de de Microbiologia na Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca. A graduação equivale a nossa Biomedicina, no entanto, na Colômbia, o curso possui diferentes ênfases e a escolhida por ele foi a Medicina Veterinária.
“Quero aprender muito sobre o campo veterinário. Na Colômbia, descobri que eu gosto muito dessa área. Eu gosto muito dos animais, inclusive dos grandes animais, como vacas e cavalos. Quero aprender muito sobre as enfermidades veterinárias, levar esse conhecimento para Colômbia e para minha vida profissional”, destaca Santiago.
De acordo com a Diretoria de Relações Internacionais (RI) a instituição participa de um programa de intercâmbio com 51 instituições em 20 países, que possibilita esse tipo de experiência acadêmica.
Sobre a chegada do colombiano na Ulbra, o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Costa, enriquece o estudo dos estudantes da instituição. “Eles terão a oportunidade de se relacionar com um aluno de outro país que estuda assuntos em comum. É o que permite aprender, ter diferentes visões sobre o mesmo ponto. Isso qualifica a formação de todos os nossos estudantes”, observa.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Jean Soares, reforça o benefício desse programa para os graduandos dos dois lados. “Ver a motivação do estudante em sair do seu país, sair da zona de conforto para buscar novos aprendizados é motivador. Essas trocas e conexões são fundamentais. Além disso, também motiva os nossos alunos a também fazer intercâmbios”, pondera.
Primeiras experiências
Em seu primeiro dia conhecendo a Ulbra, Santiago pode visitar o Hospital Veterinário e conhecer mais sobre como funciona o atendimento ao público, os consultórios e as aulas práticas. O Laboratório de Patologia Clínica é o local onde o intercambista vai estagiar nos próximos dois meses.
“A maior expectativa é que ele se sinta acolhido, que ele consiga experienciar, vivenciar e aprender bastante conosco. E, da mesma forma, nós com ele. É uma troca importante”, enfatiza a médica veterinária do Hospital Veterinário da Ulbra que vai acompanhar o intercambista na Universidade, Letícia da Silva.
Santiago está pronto para conhecer as pessoas e a cultura do Brasil. “Estou muito emocionado de estar aqui na Ulbra. É uma Universidade muito bonita, grande e organizada. Tem pessoas muito amáveis aqui. Estou muito agradecido por isso. Tenho grandes expectativas”.
Conheça o programa de intercâmbio
O programa de mobilidade acadêmica oferece vagas para cursos em várias áreas do conhecimento, permitindo que os alunos aprimorem suas habilidades acadêmicas, aprendam um novoidioma e vivenciem uma nova cultura.
Para saber mais sobre como funciona o intercâmbio e quais países e universidades são conveniadas da Ulbra, acesse aqui.
LEIA TAMBÉM