Estreante na política, mas que acompanhou de perto a trajetória do pai. O vereador Daurinei Alt (PSD), 48 anos, chega ao seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Vereadores de Canoas. Eleito com 2.031 votos, sempre trabalhou como empresário no ramo de supermercados na cidade antes de ingressar na vida pública.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
As áreas do esporte e da saúde terão a sua maior dedicação neste primeiro mandato. “Minha prioridade é todas as áreas, quero ser um vereador para todas as áreas. Claro que eu vou ter um carinho especial pela saúde e pelo esporte. Eu tenho um ginásio e como sempre tive uma escolinha praticamente comunitária, eu tenho um olhar para as crianças mais vulneráveis. E a questão da saúde, nós temos que ter um cuidado muito grande, porque a nossa saúde está muito precária”, afirma.
O vereador é natural de Sobradinho, região central do Estado, mas vive no Mathias Velho desde 1979. O bairro foi muito atingido durante a catástrofe climática de maio e, por isso, também será um dos assuntos a ser tratado pelo político. “Eu quero a reconstrução do meu bairro e de todo o lado oeste da cidade. Trazer novamente os Bombeiros para o Mathias Velho, que é o bairro que eu praticamente nasci. É brigar para ter essas instituições. E fazer o possível para reabrir o HPS [Hospital de Pronto-Socorro].”
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Questionado sobre propostas a serem apresentadas, Daurinei diz que ainda não existem proposições neste sentido, mas outras ações a serem realizadas pelo seu gabinete. “Quero ter um carro comunitário que vai estar disponível para a comunidade. Vai ter motorista para fazer os traslados da população até uma casa de saúde, uma consulta de fisioterapia em outros municípios. Também quero ter um gabinete móvel, para ficar mais perto da população e escutar os seus anseios “, detalha. Junto com essas ações, um número de telefone será disponibilizado, por meio das redes sociais, para contato com o vereador.
Ajudar a população é o que lhe motivou a entrar na política. “Em 2020, já tinha concorrido e tive uma boa votação e fiquei como primeiro suplente. E isso me motivou a concorrer a eleição novamente e colher o êxito. O grande incentivador da minha campanha foi meu falecido pai, o senhor Dauri Alt, que já foi membro aqui da Casa Legislativa na década de 2010. Foi a pessoa que mais me incentivou a estar na vida política”, relembra.
É também pensando na cidade que o político define a sua atuação na Câmara. “O que for em prol da comunidade, vou estar parceiro do governo. Só se for para ajudar a comunidade. Mas em decisões políticas, hoje eu sou oposição”, ressalta.
Dentro do Legislativo, o vereador preside a comissão de Esporte, Lazer e Turismo e é membro da comissão de Finanças e Orçamento. “Nós vamos fiscalizar. Nós recebemos recursos do governo estadual para a melhoria das quadras e vamos fiscalizar para que esses recursos sejam aplicados, para que a gente não perca isso.”
Entrevistas com a nova legislatura da Câmara
Esta conversa integra uma série de entrevistas realizadas com os novos vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas. São políticos que não estavam na legislatura passada e agora fazem parte do Legislativo canoense. Ao todo, são oito entrevistas, com perguntas padrão, que serão publicadas em ordem alfabética.
LEIA TAMBÉM