abc+

NECESSIDADE

CATÁSTROFE NO RS: "Quem tem roupa hoje em Canoas, é rico", diz atingida pela enchente ao procurar a Caixa

Três agências da Caixa Econômica Federal, que permanecem abertas na cidade, registraram enormes filas na manhã desta sexta-feira (17)

Publicado em: 17/05/2024 às 13h:04 Última atualização: 17/05/2024 às 14h:10
Publicidade

O anúncio feito pelo governo federal de aporte financeiro para os atingidos pelas cheias gerou uma movimentação intensa de pessoas em busca de dinheiro nos bancos.

Procura por dinheiro era grande na manhã desta sexta-feira (17) no Centro de Canoas



Procura por dinheiro era grande na manhã desta sexta-feira (17) no Centro de Canoas

Foto: PAULO PIRES/GES

Eram enormes as filas formadas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) em Canoas, que permanecem em funcionamento, na manhã desta sexta-feira (17).

Protagonista nas políticas sociais, a Caixa disponibiliza o saque calamidade do FGTS, o pagamento antecipado do Bolsa Família e o abono salarial.

Uma parcela da população atingida, no entanto, desconhece até os direitos adquiridos durante o desastre, entendendo somente que precisa de dinheiro.

“Minha casa está debaixo d’água no Mathias [Velho] e me contaram que a Caixa vai dar dinheiro a quem precisa”, diz Ivana Garcia. “Perdi o que tinha e preciso”, completa.

Morador do bairro Rio Branco, Antônio Nascimento permanece abrigado em Cachoeirinha e diz ter saído de casa sem nem se informar a respeito dos direitos que tem. “A água só não tapou o telhado da minha casa”, lamenta. “Então não sei nem qual é o saldo que tenho para receber, mas qualquer ajuda é muito bem-vinda.”

Já Cleusa de Melo diz ter ido atrás do saque calamidade, já que precisa de algum ponto para recomeçar após a perda da casa, também no bairro Rio Branco.

“Estou longe de casa desde o começo e tive que deixar cada um dos meus filhos em um ponto diferente, porque não tenho como sustentá-los”, explica.

Urgência

Na Agência Boqueirão, no bairro Igara, a situação é a mesma, com grande concentração de pessoas, em especial, moradores dos bairros Mathias Velho, Mato Grande e Harmonia, desde o início da manhã desta sexta-feira, que buscam o saque emergencial.

“Anunciaram o dinheiro e eu já vim para a fila”, conta a aposentada Maria Lúcia Xavier. “Depois me explicaram que não estavam pagando ainda, então tive que voltar hoje [sexta-feira], porque preciso. Quem tem roupa em Canoas, é rico. E eu não tenho nada nem para vestir.”

Atendimentos

Além das agências do Centro de Canoas – na Rua Fioravante Milanês 147 – e Boqueirão – na Avenida Boqueirão 401 -, também permanece em funcionamento a agência da Avenida Santos Ferreira, no número 1685 da via, no bairro Marechal Rondon.

Os atendimentos seguirão até as 15 horas desta sexta e servidores da Caixa estão a postos nas entradas das agências para prestar esclarecimentos e encaminhar demandas, conforme cada solicitação.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade