Novo alerta

"Proteja suas coisas, elevando móveis e eletrodomésticos", avisa Jairo Jorge

Prefeito voltou a alertar a população que vive em áreas que podem ser inundadas, em vídeo publicado em suas redes sociais, no final da noite desta sexta-feira (14)

Publicado em: 15/06/2024 09:14
Última atualização: 15/06/2024 09:20

O Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas alertou a população para o volume de chuvas previsto para a cidade neste final de semana. As chuvas podem chegar a 130 milímetros, segundo o Eclima.

Prefeito Jairo Jorge defende que não é hora de pânico, mas sim de preocupação Foto: PAULO PIRES/GES

Após uma coletiva organizada na última quinta-feira (13) para tratar do assunto, o prefeito Jairo Jorge voltou a fazer um alerta para a população, por meio de suas redes sociais, na noite desta sexta-feira (14).

“Nosso plano de contingência está todo preparado para as chuvas”, avisa. “A partir de amanhã [sábado], as equipes da Defesa Civil estarão nos bairros e o SOS Canoas estará pronto para receber os chamados informando pontos de alagamento e, caso exista necessidade, temos 35 abrigos prontos”.

O prefeito também aproveitou para pedir a colaboração da população em caso de bocas de lobo obstruídas.

“Nossas equipes de limpeza estão focadas na desobstrução das bocas de lobo”, afirma. “Se você ver alguma boca de lobo obstruída e puder afastar os resíduos, estará dando uma grande ajuda e uma grande colaboração”.

Jairo também disse ser importante elevar móveis e eletrodomésticos em caso de chuvas intensas para quem vive em áreas em que podem acontecer inundações e, o mais importante, não permanecer em casa.

“Peço que evitem circular em áreas de alagamentos. Se você mora em uma rua que já alagou com chuvas intensas, proteja suas coisas, elevando seus móveis e eletrodomésticos e não permaneça em casa”, avisa.

Conforme apontamento da Prefeitura de Canoas, fazem parte da mancha de inundação de Canoas os bairros no lado e oeste – Rio Branco, Fátima, Harmonia, Cinco Colônias, Mato Grande, Mathias Velho e São Luís - e o lado leste do bairro Niterói.

“As casas de bombas estão funcionando e temos 50 moto bombas que vão ajudar na drenagem”, garante. “Não é hora de pânico e sim de preocupação”, concluiu Jairo Jorge.

O SOS Canoas está à disposição para emergências da população no número (51) 3230-2000.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas