abc+

CIDADANIA

Projeto realiza mutirão de assistência jurídica gratuita nesta sábado (22) na UniRitter

Estudantes e professores se unem para atender a comunidade de Canoas, sanando dúvidas e identificando necessidades jurídicas relacionadas à enchente

Publicado em: 21/06/2024 às 17h:26 Última atualização: 21/06/2024 às 17h:26
Publicidade

Neste sábado (22), alunos, professores e egressos do curso de Direito da UniRitter realizam mutirão de orientação jurídica para atender gratuitamente vítimas da enchente em Canoas. 

Universidade fica no bairro Niterói



Universidade fica no bairro Niterói

Foto: Valentina Bressan/Especial

Os voluntários realizam atendimentos para sanar dúvidas e identificar as necessidades jurídicas de pessoas atingidas pela enchente. A ação acontece das 9 às 12 horas e, à tarde, das 13 às 16 horas, no campus Canoas da UniRitter (rua Santos Dumont, 888, bairro Niterói). 

Não é necessário realizar cadastro prévio. A equipe de voluntários estará recebendo todos que chegarem precisando de assessoria jurídica no sábado. A orientação é que sejam levados documentos necessários para consultas, como RG, CPF e CadÚnico.

Outras informações podem ser solicitadas em unedireitos@gmail.com.

Projeto UneDireitos

O mutirão faz parte do projeto UneDireitos, que busca ampliar atendimentos jurídicos à população mais impactada pela enchente. Por isso, a iniciativa realizará a primeira ação em Canoas, uma das cidades gravemente atingidas pela inundação.

“O objetivo da comunidade acadêmica da UniRitter é integrar o curso de Direito nas ações pela reconstrução solidária do Rio Grande do Sul, atentos ao futuro depois da tragédia”, explica a professora Karina Fernandes, uma das coordenadoras do projeto.

Mais do que um plantão de escuta e de assistência à comunidade, os atendimentos do UneDireitos visam conectar as pessoas ao meio jurídico e estudantes, possibilitando orientações adequadas e individualizadas. “A expectativa é acolher as demandas diversas que possam ser trazidas em relação aos direitos que eles têm como pessoas atingidas pela catástrofe climática e aos direitos relacionados à dignidade na reconstrução de suas vidas”, complementa Karina.

O projeto UneDireitos também tem ações previstas envolvendo outro mutirão de cidadania e uma campanha de arrecadação de livros para estudantes do curso de Direito da UniRitter que tenham perdido seus materiais por causa da enchente.

A outra sessão solidária de assistência jurídica deve ocorrer na Zona Norte de Porto Alegre, uma região que também foi fortemente atingida pela tragédia. A data e local serão confirmados nos próximos dias.

Interessados em se voluntariar

Os interessados em colaborar voluntariamente nos atendimentos à população deverão entrar em contato com o curso de Direito da UniRitter pelo e-mail unedireitos@gmail.com.

Além do mutirão de assistência com orientações individualizadas, o curso de Direito da UniRitter já vem realizando ações solidárias desde maio, quando a instituição de ensino ainda servia de abrigo a vítimas da tragédia.

A Cartilha de Direitos dos Abrigados, elaborada pelos professores Karina Flores e Vinícius Filipin, reúne explicações sobre as sete primeiras políticas públicas anunciadas para auxiliar os atingidos pela enchente e mapeia outras cinco medidas que ainda não haviam sido implementadas.

Por meio das informações do material, os acolhidos no abrigo UniRitter campus FAPA receberam o passo a passo para ter acesso a cada benefício, de acordo com a sua necessidade. É possível ter acesso à versão digital pelo link bit.ly/direitosfapa.

O material está sendo atualizado pelos estudantes do curso e será disponibilizado nas mídias da UniRitter.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade