Estacionada na Praça Cônego Lotário Steffens desde agosto, no bairro Rio Branco, a unidade móvel do projeto Expedição Novos Sorrisos está buscando dentistas voluntários para atender à população. As consultas vão até o dia 31 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
De acordo com o cirurgião-dentista Alexandre Carvalho, responsável técnico pelo projeto, são cerca de 15 atendimentos por dia, além dos encaixes que são feitos na agenda. “Tem pacientes que são atendidos na hora e tem aqueles que precisam de um acompanhamento mais longo”, explica.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
“Nós vimos que havia uma demanda reprimida na cidade. O município perdeu suas cadeiras odontológicas, então a população ficou sem esse atendimento”, conta o dentista.
Por esta razão, o projeto busca por profissionais voluntários. Para participar, os dentistas precisam ter registro ativo no Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO-RS) ou autorização para serviço eventual da entidade. O formulário de inscrição está disponível no site na aba “Seja um dentista voluntário”.
Uma das pacientes é a dona de casa Eva Caroline Souto Pilar, 38 anos, que aguardava ser chamada. “Me atenderam sexta-feira e já marcaram para hoje também. Procurei o atendimento para retirar o siso”, comenta. “Eu vi que tinha atendimento aqui porque sempre passo na praça”, completa.
Na sala do Dr. Alexandre Carvalho, a Valentina Isabela de Oliveira, 8 anos, recebeu atendimento acompanhada da avó Isolete Oliveira e Silva, 58 anos. “Eu gostei dessa facilidade. Eu trouxe ela porque o pediatra mandou ela passar no dentista.”
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
O projeto Expedição Novos Sorrisos é uma iniciativa da empresa Neodent, que atua no Rio Grande do Sul desde junho. A ação acontece desde 2016 em diferentes cidades do país.
O cirurgião-dentista ressalta a importância do trabalho no pós-enchente. “Para nós é acalentador saber que estamos sanando a dor dessas pessoas de alguma forma. Estamos tentando ajudar o máximo que conseguimos.”
LEIA TAMBÉM