ESPORTE
Projeto do Sesc Canoas oferece natação gratuita
De um total de120 vagas, 38 estão abertas para os interessados na prática do esporte em 2024
Última atualização: 15/02/2024 12:17
O Sesc Canoas é uma das unidades gaúchas que oferece aulas de natação gratuitas para crianças entre dez e 14 anos, dentro do projeto Formação Esportiva, beneficiando jovens de famílias com renda de até três salários mínimos. De um totalde120 vagas, 38 estão abertas para os interessados na prática do esporte em 2024, que podem ser de Canoas, Esteio ou Nova Santa Rita.
Conforme o diretor do Sesc Canoas, Cleberli Fabiano Arruda, há alguns requisitos para a gratuidade e algumas vagas estão destinadas a jovens com deficiências. “Embora a formação competitiva não seja o foco, inevitavelmente, alguns talentos surgem e sete integrantes desse programa, que existe há três anos, alcançaram destaque na modalidade”, comenta o diretor.
Ele ressalta que o esporte, em especial a natação, oferece diversos benefícios à saúde, como a melhoria do sistema respiratório e imunológico, bem como o desenvolvimento da coordenação motora.“Estamos felizes por abrir mais estas novas turmas e esperamos que a comunidade possa aproveitar dessa oportunidade”, completa, acrescentando que além do condicionamento físico e do aprendizado esportivo, o projeto tem enfoque no convívio social, na integração e na valorização dos participantes.
São quatro turmas: nas quartas, às 10h45, quintas, às 13h30, sextas, às 16h30, e sábados, às 10 horas. As inscrições são feitas presencialmente, no Sesc Canoas (Avenida Guilherme Schell, 5340) enquanto houver vagas. Comerciários e seus dependentes, assim como estudantes de escolas públicas, têm prioridade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (51) 3456-2013. Dentro do programa, os participantes recebem os itens necessários para a prática esportiva: óculos, sunga ou maiô e touca. O projeto Formação Esportiva já beneficiou mais de 200 crianças.
O diretor do Sesc Canoas cita as conquistas de 2023 dos atletas que integram o projeto e ganharam destaque em competições. Ele fala do campeão mundial - Virtus (atleta com deficiência intelectual), Adenilson Duarte; dos campeões brasileiros das Paralimpíadas Escolares Yasmim Carvalho e Gabriel Corso; dos vice-campeões nacionais das Paralimpíadas Escolares Arthur Monteiro e Davi Luis Pumes, além dos multimedalhistas no Circuito Loterias Caixa, Beatriz Almeida, melhor atleta índice técnico, e José Arthur, que integra a Seleção Brasileira Sub 20