Desde a última sexta-feira (31), um projeto do Senai de Campo Grande oferece conserto gratuito de eletrodomésticos para canoenses que tiveram suas casas afetadas pelas cheias. A procura pelo serviço foi tão alta que a lista de espera para reparos lotou. Por ora, não são aceitos mais pedidos.
Inicialmente, o projeto voluntário recebeu os eletrodomésticos diretamente. Como a iniciativa funciona em um caminhão do Senai, o espaço para armazenamento é limitado, e a solução foi abrir uma lista de espera. Para se cadastrar, era necessário comparecer presencialmente no estacionamento do Stok Center (Av. Boqueirão, 2450).
“Em dois dias, nosso galpão ficou cheio, com mais de 300 equipamentos”, explica o engenheiro eletricista Rodrigo Serviam. Agora, a lista de espera foi fechada pela demanda: mais de 1.200 pessoas se cadastraram.
Os consertos são feitos em geladeiras, freezers, micro-ondas, máquinas de lavar e fornos elétricos de maneira gratuita. Caso a equipe não tenha alguma peça necessária para fazer os reparos, é solicitado que o dono do eletrodoméstico adquira a parte faltante para concluir o conserto. Cerca de 200 máquinas já foram consertadas.
A previsão é de que o projeto funcione durante 15 dias. É possível que o prazo seja prorrogado e, assim, os engenheiros consigam atender mais pessoas. No Instagram de @rodrigo_serviam, atualizações são postadas diariamente.
O que fazer com eletrodomésticos atingidos pela enchente
A dica do engenheiro Rodrigo Serviam é, primeiramente, desligar a rede elétrica da casa e desconectar os aparelhos das tomadas. Depois, a recomendação é retirar os parafusos dos eletrodomésticos. No caso de máquinas de lavar, por exemplo, é necessário abrir a tampa e retirar a tampa de vidro. Em seguida, desconectar os conectores e fazer a limpeza com álcool isopropílico. Deixe secar — é possível usar secador de cabelo — e só então, faça o teste, conectando a máquina na tomada.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags