O Projeto Canoas Recicla com a Gente divulgou nesta quarta-feira (4) que mais de 7 mil toneladas de resíduos recolhidos na cidade nos últimos dois anos. A iniciativa foi criada em março de 2022 pelas cooperativas de coleta seletiva, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com a empresa Apoena Socioambiental e a Unilasalle. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) em um seminário na universidade.
Segundo o projeto, foram 235 horas contabilizadas de formação em Educação Ambiental, com impacto direto em mais de 55 mil pessoas. A ação também estima que foram economizados 139 milhões de litros de água, 54,4 mil árvores não cortadas, mais de 13 mil metros cúbicos de espaço em aterros economizados e mais de 33 milhões de kilowatts de energia elétrica economizada.
Segundo a Prefeitura, o projeto visa sensibilizar a população sobre a separação e o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. Cada cooperativa designou educadores ambientais para realizam palestras, eventos, visitas em escolas, condomínios e empresas, além de pesquisas.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Como o lixo costumava chegar misturado aos galpões de reciclagem, surgiu a necessidade de um projeto de educação, como contou a sócia da Apoena Socioambiental, Daiana Schwengber. “As oito cooperativas estavam entendendo que, por mais que elas fizessem o trabalho há muito tempo na cidade, desde 2010, muitas pessoas ainda não separavam corretamente os resíduos. Então faltava uma educação ambiental”, explicou.
Ainda segundo a representante da empresa, o projeto foi aceito pela SMMA e as atividades foram incluídas nos contratos com as oito cooperativas participantes: Renascer, Cooarlas, Mãos Dadas, Mato Grande Canoense, Coopcamate, Coopermag, Coopertec e Coopersol.
LEIA TAMBÉM