Sexta-feira Santa
Procissão que reuniria fiéis de três paróquias é cancelada em Canoas devido ao mau tempo
Decisão da Paróquia Nossa Senhora das Graças levou em conta a segurança dos devotos que se reuniriam na noite desta sexta-feira (29)
Última atualização: 29/03/2024 20:07
Devido ao mau tempo, acabou sendo cancelada a procissão agendada para a noite desta sexta-feira (29) que reuniria fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças com outras duas congregações em uma peregrinação com velas pelas ruas da cidade.
A ideia era que fiéis das paróquias Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora do Caravaggio se reunissem com os devotos da Igreja Santa Maria Goretti conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores.
Em meio a chuva que começou a cair em Canoas no início da noite, foi por decisão do padre César Leandro Padilha, pensando na segurança dos devotos, que a cerimônia que ganharia as ruas de Canoas acabou cancelada.
Houve, no entanto, a missa em celebração a Nossa Senhora das Dores.
Cristo Morto
Embora para parte da população a Sexta-feira Santa signifique uma extensão do final de semana com o feriado, há outra parcela para quem a data é mais que especial. Os católicos a paixão de Jesus Cristo ao longo de todo o dia.
Uma tradição do catolicismo no mundo inteiro, a data é festiva também no Brasil, onde procissões, cerimônias e encenações em torno do Cristo Morto reúnem milhares de fiéis à Santa Igreja.
Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, centenas de fiéis se reuniram às 15 horas, hora da morte de Jesus, para uma homenagem ao Cristo Morto que culminava com os devotos beijando o pé de Jesus na cruz.
A professora aposentada Isabela Santos Longaray, participou da cerimônia, que para ela é uma das mais importantes do ano, já que antecede a ressurreição de Cristo e a Páscoa.
“Muitas pessoas estão confusas e não sabem a importância do dia de hoje”, argumenta. “O momento é de reflexão e não para pedir, mas, sim, para agradecer a tudo que o nosso Senhor fez enquanto caminhou sobre nós”, acrescenta.
Segundo a catequista Isabel Cristina, a cerimônia é divida em três partes: a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal; a adoração da Santa Cruz; e a Comunhão Eucarística.
“O clima estava agradável e recebemos um grande número de fiéis, que participaram e tiveram a a oportunidade de beijar a cruz como é tradição na data”, explica. “Foi tudo muito bonito”.