Atletas de diferentes municípios estão participando da primeira edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos, no Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Os participantes competem no futsal e na bocha paralímpica nesta quarta (11) e quinta-feira (12). Os jogos são abertos ao público.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
As estudantes Bianca Fritch, 18 anos, e Mirieli Tamires do Carmo Lemes, 17, vieram de Portão, há 32 km de distância de Canoas, para participar dos jogos. “Estamos confiantes. Treinamos bastante”, afirma Bianca.
Acostumadas a competir, as jovens estarão em quadra de tarde, jogando futsal. “Eu comecei com 8 anos e faz pelo menos 3 que participo de torneios. Eu gosto”, conta Mirieli. A história de Bianca não é muito diferente. “Eu comecei aos 9 anos, mas participo de competições há 5 anos. Comecei antes da Mirieli.”
As competições também não são novidade para Lucas Oliveira, 17 anos, que mora em Rio Grande, mas representa Portão na bocha paralímpica. Enquanto o estudantes assistia atento a uma das partidas esperando sua vez, a mãe Andreia Leitzke comenta o impacto do esporte na vida do filho. “Faz muito bem para ele, até na alimentação e no sono. Essa coisa de ser atleta motiva ele a querer comer, dormir cedo. Até na escola está indo bem.”
Com premiação
Bianca, Mirieli e Lucas são alguns dos cerca de 400 atletas de 23 municípios participantes dos jogos. O Campeonato Estadual de Futsal, conta com atletas a partir dos 15 anos, e na modalidade bocha, a partir de 10 anos. Os participantes se classificaram em seletiva organizada pela SEL em setembro deste ano.
Os jogos acontecem nesta quarta-feira até às 18 horas. Na quinta-feira, as competições começam às 8 e se estendem até às 14 horas. A cerimônia de encerramento está marcada para às 14h30. Os atletas estão hospedados em hotéis próximos à Ulbra e recebem almoço e jantar, segundo a organização.
Os competidores devem receber uma medalha por participação, além dos prêmios para 1º, 2º e 3º lugar nas modalidades. As instituições devem receber troféus para valorizar a participação.
Primeira de muitas
A primeira edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos é organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), do governo estadual. De acordo com a pasta, foram investidos mais de R$ 600 mil destinados à hospedagem, alimentação, arbitragem, materiais de divulgação, locação de espaço para competição, confecção de uniformes e premiação dos atletas.
Segundo a chefe de delegação Priscila Borges, o evento deve entrar no calendário do esporte e ter uma segunda edição no próximo ano. “Só a possibilidade de dar essa estrutura, sair do interior e vir presenciar, é algo maravilhoso para eles. É importante para a inclusão”, ressalta.
Através da SEL, o secretário Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, destaca a importância dos jogos. “O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão. Foi com este objetivo que a Secretaria do Esporte e Lazer criou essa competição. Nosso foco é fortalecer o esporte gaúcho e fazer com que todos tenham acesso à prática esportiva.”
LEIA TAMBÉM