abc+

EDUCAÇÃO E CULTURA

Preto Tipuá se apresenta para alunos no bairro Niterói em ação do Sesc

Apresentação com poesias passou por Santa Cruz do Sul, Alegrete, Gravataí e Uruguaiana e integra projeto Arte da Palavra da Rede Sesc de Leituras

Publicado em: 06/11/2024 às 19h:13 Última atualização: 06/11/2024 às 19h:13
Publicidade

Jogos de palavras rimadas combinadas com expressão corporal que prendem a atenção do público. Os estudantes do Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas receberam nesta quarta-feira (6) o artista Preto Tipuá em uma ação do projeto nacional Arte da Palavra, do Sesc.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Preto Tipuá - IEE Carlos Chagas - Sesc



Preto Tipuá – IEE Carlos Chagas – Sesc

Foto: Nicole Goulart/Especial

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A apresentação com poesias misturou as vivências e reflexões do piauiense João Victor Barbosa de Macedo, o Preto Tipuá, 27 anos, sobre ancestralidade, desigualdades e conhecimento africano. “Gosto de jogar com as palavras e isso é consequência de estudo, e eu estudei muito”, conta para os 50 alunos do primeiro ano do ensino médio da instituição.

A performance brinca também com as mãos, que não param de se movimentar no compasso das palavras e no volume da voz do artista. Os estudantes não tiraram o olho e se interessaram pela história. “Eu achei muito legal. Me chamou a atenção a forma que ele fala, não gagueja”, destaca Kauane Almeida, 15 anos.

A amiga Luisa Nascimento, 15, não deixou passar despercebido a conexão com o mês da Consciência Negra. “É difícil ter uma palestra que nos deixe entretidos. Foi bem interessante também por ser novembro, ter essa representatividade dentro da escola”, conta.

A apresentação é pensada de acordo com o público, como ressalta Tipuá. “Minha performance tem quatro poesias, mas mudo a ordem para situar melhor o público. É poesia e contexto. A performance prende, mas às vezes eles não entendem. A explicação vem para fazer refletir.”

Inspiração

A “busca pela raiz das coisas” é o que mantém Preto Tipuá em movimento, como define o artista. “Nós vivemos em um país em que as pessoas não estão ligadas às suas raízes, ainda mais as pessoas negras porque isso foi apagado, foi nos tirado. Então, eu me apego a isso, me seguro nessa busca”, explica.

“Como uma pessoa conhece pouco da sua raiz familiar, busquei a minha raiz cultural”, completa o artista que também se apresenta nesta quarta-feira no Sesc Canoas. A performance já foi realizada nesta semana em Santa Cruz do Sul, Alegrete, Gravataí e Uruguaiana.

Arte na Palavra

O projeto integra a Rede Sesc de Leituras e tem alcance nacional. A iniciativa é dedicada a ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária.

De acordo com o Sesc, as atividades se dividem em três tipos de circuitos: autores, com a divulgação em diferentes comunidades literárias; oralidade, com contadores de histórias, saraus e apresentações poéticas e artísticas; e criação literária, com oficinas para exercitar a escrita e aumentar a bagagem cultural dos leitores.

Cronograma de apresentações do Preto Tipuá

Quarta-feira, 6 – Canoas (gratuito)

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
Horário: 19h30

Quinta-feira, 7 – Montenegro (gratuito)

Local: Teatro Roberto Atayde Cardona (Rua Capitão Cruz, 2.150, Centro)
Horários: 9h e 14h

Sexta-feira, 8 – São Leopoldo (gratuito)

Local: EEEM Villa Lobos (Rua São Pedro, 897 – Centro)
Horário: 8h30, para alunos da escola

Local: Espaço Sicredi Feitoria (Av. Feitoria, 5070 – Feitoria)
Horário: 19h30

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade