abc+

MAUS-TRATOS

Presos em gaiolas com fezes e muita sujeira: 14 cães são resgatados extremamente magros em casa no bairro Niterói

Os animais da raça galgo eram utilizados pelo tutor para a caça de javalis

Taís Forgearini
Publicado em: 01/11/2024 às 15h:48 Última atualização: 01/11/2024 às 17h:09
Publicidade

Em condições precárias e de maus-tratos, 14 cães da raça galgo foram recolhidos por equipes do Bem-Estar Animal com o apoio da Brigada Militar (BM) de Canoas. Ação ocorreu na Rua Pedro Brum, bairro Niterói, na última quarta-feira (30).

Cães resgatados



Cães resgatados

Foto: PMC/Divulgação

ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

“Um cenário de horror. Os animais estavam presos em gaiolas. Havia muita sujeira e fezes no local. Todos extremamente magros. Uma situação completamente insalubre”, relata a secretária do Bem-Estar Animal, Fabiane Borba.

Segundo a titular, a operação foi desencadeada após a corporação da Brigada Militar realizar o atendimento de uma ocorrência sem relação com maus-tratos.

“Os policiais estavam cumprindo um chamado que possuía outra finalidade na residência. Até aquele momento, não havia nenhum registro ou denúncia sobre o que acontecia naquela casa. Entretanto, no decorrer da ação, os cachorros foram descobertos sob uma condição aterrorizante. Diante da situação, a Brigada acionou nossas equipes do Bem-Estar Animal. Fizemos a apreensão de todos os animais.”

Os cães foram encaminhados para o Bem-Estar Animal, onde estão recebendo cuidados veterinários e tratamento adequado. O tutor foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre o caso. Após conceder o depoimento, o homem, que não teve a identidade revelada, foi liberado.

“Ele alegou que utilizava os cachorros para a caça de javalis em cidades da Fronteira Oeste. Faremos, até sexta-feira [1º], uma denúncia ao Ibama sobre essa questão também”, salienta.

Conforme Fabiane, inicialmente, o tutor responderá um processo administrativo municipal e um processo criminal, na Polícia Civil, por maus-tratos. Uma multa também deverá ser aplicada, o valor será calculado após o resultado do laudo veterinário dos 14 cães.

“Os exames clínicos apontarão a condição de saúde de cada um. A multa será multiplicada em 14 vezes. Esperamos que um terceiro processo, via Ibama, seja aberto. O que ocorreu foi muito grave.”



De acordo com a secretária, o tutor sinalizou que tentará reaver os animais por meio de um requerimento administrativo. Em caso de abertura, uma comissão formada por servidores municipais avaliará o processo. Até ocorrer uma definição os cachorros ficarão sob responsabilidade e cuidados da Prefeitura de Canoas.

“Ele também tem o direito de recorrer via judicial. Faremos o possível para que eles não retornem e sejam adotados por pessoas que possam proporcionar condições dignas e dar amor e carinho.”

Como denunciar

Qualquer cidadão pode realizar uma denúncia de maus-tratos de animais nos canais oficiais da Prefeitura, via ligação no 0800.510.1234 ou pelo e-mail atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br.

A Brigada Militar, pelo 190, e a Polícia Civil, por meio de Boletim de Ocorrência (BO) também podem ser acionadas.

“A BM deve ser comunicada para casos que estão ocorrendo naquele momento, ou seja, a pessoa está visualizando/presenciando os maus-tratos. Para denunciar uma situação que já aconteceu, a pessoa deve registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.”

Mais de 800 cães para adoção

Atualmente, cerca de 800 cachorros e 20 gatos estão disponíveis para adoção no Bem-Estar Animal, localizado na Avenida Boqueirão, 1985 – Igara. O local fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Para dúvidas ou mais informações, os telefones para contato são: (51) 99138.5613 (WhatsApp) e (51) 3429.2924 (ligação).

“Temos animais de diferentes faixas etárias. Inclusive, filhotes. Pedimos que a população que deseja ter um pet, não compre, adote! Eles são companhia, amor e carinho incondicionais”, finaliza a secretária do Bem-Estar Animal.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade