O já tradicional Prefeitura na Rua levou a máquina pública de Canoas, na manhã deste sábado (2), para o bairro Mato Grande.
E como não poderia deixar de ser, o recém-lançado programa Canoas + Saúde foi o destaque durante a organização do evento.
Desde o início da manhã, havia pessoas aguardando pelo serviço de recadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam consultas, exames e cirurgias.
A dona de casa Maria Luísa Maciel, 55 anos, tinha ficha em mãos, esperançosa que enfim vai conseguir agendar a consulta para a dor no joelho que tanto a incomoda.
“Já marcaram e remarcaram, mas até agora nada”, reclama. “Acredito que agora que zeraram a fila, enfim vão me chamar e vou descobrir por que meu joelho me incomoda tanto”.
Segundo o secretário de Saúde, Felipe Martini, o programa prossegue até o final de novembro, nas quatro subprefeituras e também na Central de Atendimentos da Estação Canoas.
“É preciso que as pessoas avisem a parentes e amigos do início do programa de recadastramento”, disse. “E se a pessoa é um acamado que não pode sair de casa, que alguém saia por ela que vamos atrás atender”.
O prefeito Jairo Jorge defendeu que o Prefeitura na Rua serve para que a população resolva vários problemas e, se a saúde hoje é o maior deles em Canoas, é claro que o Canoas + Saúde merece destaque.
“O que estava acontecendo é que estávamos ligando para 100 pessoas e somente 30 apareciam para atendimento”, explica. “O programa vai garantir o direcionamento do esforço a quem realmente precisa”.
LEIA TAMBÉM