abc+

PREVISÃO DE CHUVA

Prefeitura divulga orientações para chuvas do final de semana

A instrução é de que moradores de áreas com inundações frequentes evacuem e solicita que lixo seja afastado de bocas de lobo

Publicado em: 13/06/2024 às 10h:13 Última atualização: 13/06/2024 às 10h:18
Publicidade

 Frente à previsão de chuvas fortes no Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 16, a Prefeitura de Canoas divulgou orientações para a população. A chuva deve ser mais intensa no domingo (16), quando a previsão é de 70 milímetros de chuva para o domingo na Região Metropolitana. 

De acordo com a Sala de Situação do Estado, no sábado há chuvas acompanhadas de temporais no sábado e intensificação da precipitação no domingo, em que o acumulado pode ultrapassar 100 milímetros no Norte do Estado.

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Canoas afirmou que “os prognósticos dos institutos de meteorologia indicam previsão de chuva forte, com potencial para alagamentos, mas não com o volume de precipitações registrada entre final de abril e início de maio”. 

Medidas de prevenção

As medidas anunciadas pela Prefeitura incluem o uso do telefone SOS Canoas, que agora contará com três novas funcionalidades: a realização de pedidos de novo abrigamento; solicitações de resgate; e solicitação de informações sobre pontos de alagamento. O número para contato via Whatsapp é (51)32362000.

A administração também solicita que moradores de áreas onde ocorrem alagamentos de forma recorrente evacuem de suas residências. Também é recomendado evitar circular em áreas de inundação. 

Outro apelo da Prefeitura é para que os cidadãos não deixem resíduos próximos às bocas de lobo. Caso identifiquem obstruções, a orientação é de que a população auxilie na remoção dos resíduos. “As equipes estão trabalhando, mas é preciso somar esforços”, afirmou Jairo Jorge.

Situação dos diques 

Nessa quarta-feira (12), a Prefeitura informou que as obras de fechamento dos diques nos bairros Rio Branco e Mathias Velho foram concluídas. Foram reconstruídos 50 metros em cada estrutura. O dique no bairro Niterói resistiu às cheias e mantém suas estrutura íntegra.

Segundo o prefeito, um novo projeto para criação de diques para os bairros São Luís e Mato Grande será feito. “Nos diques que já existem, vamos fazer obras mais robustas, incluindo casas de bombas”, disse Jairo Jorge.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade