A semana começa com mobilização das forças de segurança em Nova Santa Rita. Isso porque uma série de mensagens, com fotografias e áudios, compartilhadas pelo WhatsApp, apontava para ataques em escolas na cidade, em referência a tragédia que aconteceu em Blumenau na semana passada.
A Prefeitura de Nova Santa Rita, por meio das secretarias de Segurança e Educação, informa que são falsas as mensagens que circulam em redes sociais nesta segunda-feira (10), com ameaças às instituições de ensino do Município.
Prefeito em exercício, Toninho Pfeil se reuniu nesta segunda-feira (10) com o secretário de Segurança, Moacir Serpa Godoi, e com a secretária de Educação, Maria Rita Feijó, para tratar do assunto e tranquiliza a comunidade.
“Conforme contato feito com a Brigada Militar, as mensagens são falsas e circulam em grupos nas redes sociais de todo país. Não existe nenhum tipo de risco aos nossos estudantes, mas de qualquer forma, estamos atentos as movimentações, avisou.
Ainda segundo o prefeito em exercício, a segurança em todas as instituições municipais foi reforçada.
“Aos pais, mães e comunidade escolar pedimos tranquilidade neste momento. O conteúdo que causa pânico se trata de fake news”, reforçou.
Por meio de nota, a Brigada Militar (BM) se manifestou oficialmente logo no início da manhã:
“A Brigada Militar (BM) de Nova Santa Rita, vem por meio desta, informar a comunidade escolar, pais e alunos, bem como a população do Município em geral, que são falsas as imagens e mensagens que estão sendo compartilhadas em redes sociais e aplicativos a respeito de um possível ataque em escola em Nova Santa Rita. As mesmas mensagens estão sendo compartilhadas inclusive em outras cidades e estados. Ratificamos que evitem compartilhar tais mensagens falsas, pois estão gerando pânico. O setor de inteligência da Brigada Militar está monitorando as mensagens e informa que não houve fato na cidade. A Brigada permanece priorizando o patrulhamento nas escolas”.
É preciso tranquilizar a população, diz comandante
Responsável pelo comando do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Nova Santa Rita, o tenente-coronel André Luiz Stein aponta que os efeitos da tragédia que aconteceu em Blumenau, na semana passada, ainda são sentidos pela maior parte da população.
“Nós entendemos que o momento é sensível, mas estamos com toda a nossa atenção direcionada ao público escolar. Então o mais importante agora é neutralizar os boatos e tranquilizar a população de que nada está acontecendo”, frisa.
LEIA TAMBÉM