abc+

SAÚDE

Prefeitura de Canoas interrompe contrato de telemedicina

Para suprir demanda de consultas, município abriu contratação emergencial de clínicas e profissionais da saúde

Taís Forgearini
Publicado em: 05/02/2024 às 10h:05 Última atualização: 05/02/2024 às 10h:27
Publicidade

O serviço de telemedicina foi descontinuado em Canoas. O fim da iniciativa, que operava desde 2022 no município, ocorreu após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) indicar sobrepreço nos valores cobrados pelo atendimento à população. Em substituição ao serviço, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a contratação imediata de clínicas médicas e profissionais particulares para atender 18 tipos de especialidades.

Canoas possui demanda represada de 60 mil consultas



Canoas possui demanda represada de 60 mil consultas

Foto: PAULO PIRES/GES

“Considerando todo o custo das consultas e dos equipamentos inclusos no contrato, assinado no fim de 2021, a teleconsulta estava com um preço superior ao aceitável. Não foi identificada corrupção, mas sim um preço elevado. Em média, cada atendimento custava 400 reais. O contrato realizava 1.252 consultas por mês”, explica o secretário da Saúde de Canoas, Jurandir Maciel.

Segundo o titular da pasta, o cancelamento do serviço não causará prejuízos aos pacientes já agendados para a teleconsulta. “As consultas que estavam marcadas até o dia 10 de fevereiro foram reprogramadas para atendimento no sistema hospitalar da cidade.”

Para suprir a demanda da especialidade de neuropediatria, o Hospital Universitário (HU) fará a contratação de consultas e cirurgias do ramo. “O objetivo é contemplar crianças, em especial, as autistas.”

A contratação emergencial de 18 especialidades médicas visa suprir o mesmo número de teleconsultas mensais. Conforme o Maciel, os contratos devem contemplar dois modelos, tanto consultas físicas presenciais como presenciais virtuais, quando os usuários recebem a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações.

“Vamos trabalhar em todas as frentes. Eu acredito e sou entusiasta da telemedicina, ela é uma realidade, mas infelizmente, no contrato anterior, houve o problema nos preços praticados”, diz.

Contratação emergencial de especialidades

1 -Dermatologista
2- Cardiologista
3- Endocrinologista Adulto
4- Endocrinologista Pediátrico
5- Gastroenterologista Adulto
6 – Gastroenterologista Pediátrico
7- Nefrologista
8- Neurologista Adulto
9- Neurologista Pediátrico
10- Otorrinolaringologista
11-Pneumologia Adulto
12-Pneumologia Pediátrico
13- Proctologia
14- Reumatologia
15- Infectologista Adulto
16- Infectologista Pediátrico
17 -Psiquiatria Adulto
18- Psiquiatria Pediátrico

Ampliação para 10 mil consultas

A Prefeitura de Canoas, por meio da SMS, projeta ampliar o volume de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Queremos passar de 1.252 para até 10 mil consultas mensais [físicas e virtuais]. A elaboração desse chamamento público está prevista para ficar pronta até o dia 15 de fevereiro. Todas as clínicas e médicos particulares do município que queiram prestar consultas em seus consultórios físicos e também de telemedicina poderão ofertar. Mas precisarão estar adequados às exigências e regras para ser um fornecedor da administração pública”, salienta Maciel.

Demanda represada na saúde

Segundo o secretário, Canoas possui demanda represada de quase 60 mil consultas e 10 mil cirurgias.

“Precisamos dar uma resposta para a população. Sabemos que é um sofrimento para as pessoas. A pedido do Nedy [prefeito em exercício], criamos o Comitê de Reorganização dos Serviços Hospitalares do Município, que visa reestruturar os fluxos inter-hospitais e otimizar as estruturas de saúde.”

Dúvidas sobre reagendamentos são atendidas no (51) 3236-5000 e 3236-5078.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade