Investigação
Prefeitura de Canoas aponta que havia aberto sindicância para apurar contratos da Educação
Em nota encaminhada na tarde desta sexta-feira (14), administração reforça o compromisso com a transparência e com a lisura dos processos
Última atualização: 14/06/2024 16:15
As Secretarias de Educação de Canoas e Eldorado do Sul entraram na mira da Polícia Federal (PF), que lançou uma operação, na manhã desta sexta-feira (14), em combate aos crimes licitatórios e de corrupção.
A Prefeitura de Canoas se manifestou oficialmente sobre a ação, na tarde desta sexta-feira, quando informou que já havia aberto sindicância, em agosto do ano passado, para apurar os contratos que agora são alvos da PF.
“A Prefeitura trabalha para elucidar os fatos e reforça o seu compromisso com a transparência e com a lisura nos processos, bem como com a gestão e correta aplicação dos recursos públicos”, defende a nota.
A PF aponta que no curso das investigações foi identificado que, entre os anos de 2021 e 2022, os envolvidos compraram livros e conjuntos de robótica com direcionamento de fornecedor e sobrepreço inicial no contrato.
Para garantir o esquema, os suspeitos inclusive se valeram do uso de procedimentos de adesões e atas de registros de preços de outros entes federativos, aponta a Polícia Federal.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal, mas acabou informada que o delegado responsável pela ação prefere não dar entrevistas no momento para não comprometer a apuração.
A PF, contudo, garantiu que a operação desta sexta-feira terá desdobramentos. Isso porque Também são investigados pela Polícia os pagamentos de vantagens indevidas a agentes públicos envolvidos de forma direta e indireta com ambos os casos.
O Grupo Sinos também entrou em contato com a Prefeitura de Eldorado do Sul, que não se manifestou, informando apenas que a Procuradoria do Município está se inteirando do caso.
Confira a nota da Prefeitura de Canoas:
A Prefeitura de Canoas abriu, em 30 agosto de 2023 (Portaria 5.035/23), uma sindicância para apurar as adesões às referidas atas de registro de preços, entre 2021 e 2022. O termo de homologação (98/205), publicado no Diário Oficial do Município, em 4 de junho, acolhe o relatório final da Comissão Sindicante, que recomenda a abertura de um processo de auditoria, o que já está em curso. A Prefeitura trabalha para elucidar os fatos e reforça o seu compromisso com a transparência e com a lisura nos processos, bem como com a gestão e correta aplicação dos recursos públicos.