abc+

BEM-ESTAR SOCIAL

Prefeitura alerta para a prática de soltar fogos de artifício nas festas de fim de ano

Objetivo da campanha é mostrar os riscos e os impactos da poluição sonora sobre animais, crianças e idosos

Publicado em: 21/12/2024 às 09h:30 Última atualização: 20/12/2024 às 18h:12
Publicidade

A Prefeitura de Canoas lançou, nesta quinta-feira (19), a campanha Para ser legal o respeito tem que ser geral – Não solte fogos de artifício com ruído. O objetivo é alertar a comunidade sobre os riscos envolvidos na soltura de fogos de artifício e sobre os impactos da poluição sonora sobre os animais, no meio ambiente, em pessoas com deficiência, nas crianças e em idosos acometidos por problemas de saúde.

Em Canoas, a Lei 6218/2018 dispõe sobre a proibição de queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos que causam poluição sonora, acima de 65 decibéis. 

ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Poluição sonora impacta bem-estar de animais, pessoas com deficiência, crianças e idosos acometidos por problemas de saúde.



Poluição sonora impacta bem-estar de animais, pessoas com deficiência, crianças e idosos acometidos por problemas de saúde.

Foto: Bruna Ourique/PMC

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS! 

A iniciativa também visa alertar a comunidade que ainda existem muitos animais em abrigos e que o ruído dos fogos podem brigar entre si ou se autolesionar. Nos animais, os fortes estrondos podem causar causar tremor, diarreia e outros sintomas.

A recomendação é que os tutores deixem os pets em um ambiente tranquilo, como um quarto, com janelas fechada e som de TV e espaços onde possam se esconder. Não se deve deixar o animalzinho preso em corrente no pátio.

“Com a chegada das festas de fim de ano, é importante lembrar que fogos de artifício com estampidos causam enorme sofrimento aos animais, que possuem uma audição extremamente sensível. Além do pânico e risco de fuga, muitos podem se ferir gravemente ou até perder a vida. Vamos celebrar com empatia, optando por alternativas silenciosas e protegendo todas as formas de vida”, reforça a secretária do Bem-Estar Animal, Fabiane Tomazi Borba.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade