Reconstrução

Prefeito de Canoas está em Brasília em busca de recursos

Airton Souza quer reorganizar passivo da enchente de R$ 190 milhões

Publicado em: 16/01/2025 17:44
Última atualização: 16/01/2025 17:44

O prefeito de Canoas, Airton Souza, viajou novamente para Brasília em busca de recursos nas áreas de transporte, saúde e para a reconstrução da cidade. Na manhã desta quinta-feira (16), Airton reuniu-se com representantes do Ministério das Cidades para tratar de alternativas para efetuar melhorias no transporte público canoense. O objetivo da reunião foi obter informações sobre as linhas de financiamento disponíveis para a renovação da frota de ônibus em atuação no município.

Conforme a prefeitura, a renovação dos veículos resultará em economia por conta da melhor eficiência de ônibus mais novos e mais apropriados para cada linha. Esse é um problema antigo enfrentado pela comunidade que sofre com o desgaste da frota.

"Fiquei muito empolgado com as alternativas que nos foram apresentadas", comentou o prefeito Airton Souza logo após a reunião. "Quero ter mudanças positivas no transporte público de Canoas colocadas em prática em um curto tempo. Temos certeza de que dá para melhorar bastante." Com as alterações, também será possível à administração municipal reduzir o subsídio da passagem, visto que os custos de operação deverão cair e, com isso, o custo do bilhete também.

Prefeito Airton Souza teve reunião em Brasília com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Foto: PMC/Divulgação


Os secretários municipais da Fazenda, João Portella, e de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, também participaram da reunião. Os representantes do Ministério das Cidades foram o diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano da pasta, Marcos Daniel Souza dos Santos, e o coordenador geral de Fomento à Mobilidade Urbana, Ricardo Caiado.

Passivo da enchente

Outro encontro ocorreu com secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, para abordar o passivo financeiro das enchentes que chega a R$ 190 milhões. A Prefeitura busca uma reorganização dos planos de trabalho para a liberação e captação de novos recursos. 

No Ministério da Saúde, a comitiva teve reunião para a busca de recursos para serem investidos em procedimentos de média e alta complexidade dos Hospitais Nossa Senhora da Graças e Universitário. Também ocorreu uma conversa com representantes do Banco Regional de Brasília para entender possibilidades de financiamentos para investimentos no município. O vice-prefeito Rodrigo Busato permanece como prefeito em exercício até está sexta-feira (17).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas