A terça-feira (10) foi de festa para cerca de 500 pequenos estudantes de Canoas. Isso graças a uma iniciativa da Polícia Civil, que promoveu um Dia das Crianças repleto de atrações no Centro Olímpico Municipal (COM).
O evento foi organizado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Canoas. Segundo o delegado Maurício Barison, titular da Especializada, estão faltando ações sociais na cidade pensando nas crianças.
“Notamos que há uma carência de atividades, especialmente naquelas comunidades onde existe uma necessidade maior”, afirma. “Resolvemos então buscar parceiros e colaboradores para fazer uma festa bonita, porque as crianças merecem”.
Ao todo, foram reunidas dez instituições para participar da festa. Todas oriundas de áreas consideradas mais carentes: Pernambuco, Edgar Fontoura, João Palma da Silva, Rui Lima, Castelo Branco, Walter Peracchi, Paulo Freire, Paulo VI, Carlos Drummond de Andrade e Nelson Paim Terra.
Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo VI, Luciana Souza elogiou a iniciativa responsável por tirar os alunos da sala de aula e garantir um pouco de diversão e entretenimento.
“Só pelo fato das crianças saírem um pouco do bairro para passear de ônibus já achei maravilhosa a ideia”, brincou. “Só que a festa foi muito bem organizada e está muito bonita. Todos os envolvidos estão de parabéns”, acrescentou.
Mais feliz que a professora estava a pequena Jasmine Siqueira. A menina de 7 anos mal tinha fôlego após descer de um dos enormes brinquedos infláveis levados para dentro do ginásio.
“Eu escorreguei de cabeça e foi muito legal”, sorria ao dizer. “Vou tentar fazer de novo. E de novo”, completou, antes de correr em direção a inevitável fila formada em torno do brinquedo.
Frota de carros de polícia
Além de não faltar comida e refrigerante, eram muitas as atrações no Centro Olímpico Municipal. Teve brinquedos, atividades esportivas, apresentações, e até desfile de super-heróis. Nada, contudo, chamou mais atenção que uma carreata formada por “carros de polícia”.
Um dos convidados para promover a festa, o empresário Éverton Alfonsin marcou presença com a já popular Cia do Caco. Ele levou para dentro do ginásio miniaturas de carros de polícia, além de um caminhãozinho de bombeiros que eram “guiados” pelos pequenos.
“As crianças se encantam e, se deixar, brincam o dia inteiro sem parar”, garante. “Então marcaram uma festa bonita e eu não podia ficar de fora. É coisa boa ver o sorriso no rosto da criançada. Elas precisam disso. E nós também”.
LEIA TAMBÉM