OPERAÇÃO MÃO ARMADA

Polícia Civil lança ofensiva para coibir os roubos de veículos na área central de Canoas

Ação executada na manhã desta sexta-feira (1º) mira criminosos responsáveis por pelo menos 15 crimes cometidos nos últimos três meses

Publicado em: 01/12/2023 06:57
Última atualização: 01/12/2023 15:08

Cresceu o número de roubo de veículos em Canoas ao longo do ano. É o que apontam os indicadores criminais divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. O aumento percentual de 25% resultou em um dado preocupante: pelo menos um canoense tem o carro roubado por dia na cidade.


Polícia Civil organizou operação, nesta sexta-feira (1º), para prender criminosos identificados por roubos nos últimos meses Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Pensando em coibir os crimes, a Polícia Civil lançou uma nova ofensiva na manhã desta sexta-feira (1º). A batizada Operação Mão Armada mirou criminosos identificados como responsáveis por pelo menos 15 roubos cometidos nos últimos três meses na área central da cidade.

Segundo o delegado Marco Guns, titular da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas, os suspeitos são bandidos fichados que vem de outras cidades para roubar carros e motos em Canoas.

As 14 ordens judicais de prisão preventiva, busca e apreensão foram cumpridos em Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita e também Canoas, culminando na prisão de seis criminosos.

“Foram necessários seis meses até ser possível montar uma boa base de dados e garantir a identificação de cada um dos suspeitos”, explica. “Como os crimes eram cometidos sempre mediante a ameaça com arma de fogo, era prioridade tirar os alvos de circulação e assim reduzir os roubos”.

Ainda segundo o delegado, os suspeitos miravam, principalmente, carros de alto valor aquisitivo. No mês passado, um Volkswagen Tiguan no momento em que a vítima chegava em casa. A ação foi gravada por câmeras de segurança e culminou na prisão do suspeito visto armado rendendo o dono do carro.

“O roubo de veículos é um crime que preocupa pelo risco à vida que existe além da perda do bem material”, frisa Guns. “Se a vítima reagir ou algo der errado, o criminoso armado pode atirar e termos como consequência a perda de uma vida”.

Veja o vídeo

<blockquote class="twitter-tweet" data-media-max-width="560"><p lang="pt" dir="ltr">Polícia Civil lança ofensiva para coibir os roubos de veículos na área central de Canoas <a href="https://t.co/NLwaDDoNtj">pic.twitter.com/NLwaDDoNtj</a></p>&mdash; Diário de Canoas (@diariodecanoas) <a href="https://twitter.com/diariodecanoas/status/1730647255026159636?ref_src=twsrc%5Etfw">December 1, 2023</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas