INVESTIGAÇÃO

Polícia Civil apura denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes em Canoas

Operação Caminhos Seguros foi desencadeada para combater crimes. São 2.258 casos em todo o País, quase metade deles somente no Rio Grande do Sul

Publicado em: 21/05/2023 12:42
Última atualização: 26/03/2024 19:05

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) promove, desde o início de maio, a Operação Caminhos Seguros, visando intensificar o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em todo País, já foram 2.258 denúncias apuradas, quase metade delas no Rio Grande do Sul.


Área em torno da Rua Liberdade, em Canoas, foi um dos alvos da operação da PC Foto: PAULO PIRES/GES

Foram 981 denúncias contra exploração de menores apuradas no RS, que resultaram em 235 prisões, além de 27 menores apreendidos e 28 vítimas resgatadas, entre elas, cinco crianças e adolescentes. Mais de 31 mil pessoas foram abordadas durante a ofensiva que alcançou todos os 497 municípios do Estado.

Em Canoas, a ação foi coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), responsável por fiscalizar casas noturnas e estabelecimentos suspeitos de estarem envolvidos em prostituição infantil, segundo o delegado Maurício Arruda.

A ação foi organizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido na última quinta-feira (18) e deve se estender ao longo de todo o mês.

Casos de abuso e exploração sexual, assim como maus-tratos a crianças e adolescentes, podem ser feitas por meio do Denúncia-Digital e pelos telefones 181 (Secretaria de Segurança Pública) e 197 (Polícia Civil). Para emergências, a Brigada Militar pode ser acionada pelo 190.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas