VENTOS DE 85 KM/H
Placa de publicidade cai no terreno de duas residências após ventania em Canoas
Queda aconteceu por volta de 12 horas e causou danos ao muro e à rede elétrica; Defesa Civil atendeu mais cinco ocorrências na cidade
Última atualização: 24/10/2024 14:27
Após forte ventania na manhã desta quinta-feira (24), uma placa de publicidade caiu no terreno de duas residências na Avenida Inconfidência, próxima à Avenida Guilherme Schell, no Centro de Canoas. A queda aconteceu perto das 12 horas e danificou o muro e a rede elétrica.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
O aposentado Jorge Moraes, 72 anos, que mora há 52 anos no endereço, divide o terreno com a filha e dois netos. A família está isolada em razão da quantidade de fios em frente a casa. A concessionária de energia elétrica RGE já foi acionada para solucionar o problema no local.
Além dessa ocorrência, mais cinco foram atendidas pela Defesa Civil em Canoas como queda de fios e árvores nesta quinta-feira. O portão de uma casa também caiu na Rua dos Metalúrgico, no bairro Harmonia.
De acordo com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Canoas registrou ventos de 85 km/h nas últimas 12 horas. Confira a lista:
- Santa Maria: 104 km/h
- Soledade: 91 km/h
- São Vicente do Sul: 87 km/h
- Canoas: 85 km/h
- Porto Alegre: 83 km/h
- Ibirubá: 78 km/h
- Cruz Alta: 78 km/h
- Rio Pardo: 77 km/h
- Passo Fundo: 76 km/h
Alerta de temporais e ventos fortes
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), estão previstos volumes de chuva de até 50 milímetros, em um intervalo de 24 horas. A previsão meteorológica também chama atenção para os ventos que podem alcançar a velocidade de 100 km/h.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A Defesa Civil e o Inmet também emitiram alertas para as cidades gaúchas nesta quinta-feira (24). O alerta vermelho (grande perigo) está vigente até as 17h30 desta quinta-feira. O órgão diz as regiões Sul, Grande Porto Alegre, Serra, Norte e toda a área central podem ter "chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo".
A população deve estar atenta aos danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Telefones para contato
Em caso de situações de emergência relacionadas à chuva, como pontos de alagamentos, destelhamentos causados por ventos ou granizo, resgates e quedas de árvores podem ser informadas pelo SOS Canoas (51 3236-2000). O número não recebe ligações, apenas mensagens.
A Guarda Municipal (GM) também está de prontidão pelos telefones 153 ou (51) 3236-3888.
Eventuais demandas de necessidade de sinalização de ruas, devido à queda de árvores ou alagamentos, devem ser repassadas à Diretoria de Trânsito, pelo número 156.