Segurança

Pelo segundo mês consecutivo, Canoas tem um veículo furtado por dia; maioria foi no Centro

Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou os indicadores criminais referentes ao mês de setembro. Número representa uma queda no comparativo com o início do ano. Até julho, eram furtados quase dois carros por dia

Publicado em: 14/10/2023 09:48
Última atualização: 18/10/2023 21:27

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) divulgou seu relatório mensal, com os apontamentos dos números referentes a violência no Rio Grande do Sul no mês de setembro.

Policiamento ostensivo do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi direcionado para áreas com maior número de crimes Foto: PAULO PIRES/GES
Embora o mês tenha fechado com queda nos indicadores de crimes contra a vida no RS, Canoas observou no mês passado uma elevação da criminalidade, anotando 12 crimes em 30 dias.

A cidade soma em 2023 um total de 66 vítimas de homicídios. No comparativo com o mesmo período do ano passado, quando aconteceram 57 crimes, o aumento percentual é de 15%, segundo os números do Estado.

Outro número que chama a atenção é o furto de veículos. Isso porque o saldo, mesmo que não pareça, é positivo. Pelo segundo mês consecutivo, pelo menos um veículo foi furtado por dia no mês passado nas ruas Canoas.

Foram 32 ocorrências em agosto e mais 31 crimes em setembro. A média representa uma redução de quase 50% no comparativo com os números vistos até julho, quando quase 60 veículos eram furtados por mês.

Segundo a Polícia Civil, a maioria dos crimes é cometida na área central. Mais exatamente em bairros que fazem limite com o Centro, como Marechal Rondon e Nossa Senhora das Graças.

Em agosto, a 2ª Delegacia de Polícia (DP) organizou a Operação Drive, mirando reprimir os crimes que acontecem em torno do Capão do Corvo e Parque Getúlio Vargas, onde uma quadrilha vinha somando vítimas. Foram oito presos.

Em paralelo ao trabalho executado pela Polícia Civil, a Brigada Militar (BM) garantiu o reforço do policiamento ostensivo em áreas de atuação dos criminosos, o que acabou impactando na redução.

“Houve o planejamento estratégico e o resultado foi uma significativa redução não apenas dos furtos, mas também dos roubos e outros crimes que vinham sendo recorrentes”, aponta o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel André Luiz Stein.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas