Foi aberta nesta quarta-feira a Semana da Pessoa com Deficiência, que segue até o próximo dia 28 com atividades culturais e esportivas voltadas à conscientização sobre a importância do assunto.
A Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) deu início às atividades com um jogo-treino de basquete em que cada participante saiu vencedor, segundo a presidente da entidade, Rosangela de Oliveira Mota.
“A inclusão ganha mais espaço durante o período e por isso aproveitamos para abrir portas”, explica. “Vamos manter uma programação que agrega atividades que incluem esportes como o basquete e arco e flecha”.
Representando a Associação de Basquete em Cadeira de Rodas de Canoas (Abascan), Gabriel Folador lembra que o início dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, marcado para 28 de agosto, garante um olhar diferenciado para a pessoa com deficiência.
“A prática do esporte é muito importante”, afirma. “Nos Estados Unidos, o basquete com atletas em cadeiras de rodas é super comum, porém aqui nem os atletas de basquete que não precisam de cadeiras têm incentivo, então imagino que vamos continuar com dificuldades”.
Projeto Cuidar
Integrando o Projeto Cuidar da entidade, cuja proposta é recuperar pessoas usuárias de cadeira de rodas que estão afastadas do convívio social, Dirceu Malaquias reforça a importância da empatia.
“É importante que a sociedade se sensibilize para o tema não somente durante a semana”, frisa. “A pessoa em cadeira de rodas tem os mesmos sentimentos, embora não o mesmo espaço na sociedade das demais e por isso lutamos tanto por direitos”.
Mais esporte
Com a base formada por atletas de Canoas, a seleção brasileira de futebol de cegos embarcou nesta segunda-feira (19) rumo às Paralimpíadas de Paris 2024. Antes de chegar à capital francesa, a equipe fará um período de treinamentos e aclimatação em Troyes, que fica a 160km da principal cidade francesa.
Programação
A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social, divulgou a programação de sua 27ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A atividade é desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Entre os parceiros estão não apenas a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), mas, também, a Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação Pestalozzi de Canoas, a Associação Legato e a ONG Chimarrão da Amizade.
Para saber mais, confira no site canoas.rs.gov.br.
LEIA TAMBÉM