DIAS SANTOS

Páscoa para renovar a fé e a esperança na São Cristóvão

Paróquia que fica no bairro Igara, em Canoas, celebra dias santos com a participação da juventude

Publicado em: 07/04/2023 15:22
Última atualização: 01/03/2024 08:38

A páscoa não ocorre apenas no domingo. Ela iniciou na quinta-feira (6), dia em que foi instituída a eucaristia e os fiéis têm seus pés lavados em memória de Jesus Cristo. Após esse ato, é consagrada a Missa da Ceia do Senhor, começando logo na sequência a vigília. “Entre a noite de quinta-feira e a tarde de sexta-feira, somos os responsáveis por fazer uma vigília durante o julgamento de Jesus”, explica o padre Rodrigo Wegner, da Paróquia São Cristóvão, localizada no bairro Igara.

Vigília nesta sexta-feira Santa Foto: JULIANO PIASENTIN/GES-ESPECIAL

Na São Cristóvão, os responsáveis pela vigília inicial foram os jovens participantes do Curso de Liderança Juvenil (CLJ). Eles permaneceram na igreja das 23 horas de quinta-feira até às 7 horas do dia seguinte. “É um momento em que ficam em silêncio ou rezando.”

Na manhã de sexta-feira (7), os representantes do CLJ são substituídos por outros fiéis, dos diversos grupos de crianças e adultos da igreja. “Permanecemos assim até às 15 horas. Depois é o momento da Paixão de Cristo”, afirma o padre. Já durante a noite é realizada uma procissão à luz de velas e a encenação da Paixão de Cristo. “Tudo feito pelos nossos jovens do CLJ.”

Sábado e domingo

Já no sábado (8) é a vez de toda igreja se recolher. “Ficamos junto ao santo sepulcro.” O padre Rodrigo diz que as reuniões só retornam à noite. “Temos uma nova missa, desta vez a da Ressurreição de Cristo, a partir daí começamos a vigília pascal.”

No domingo são celebradas duas missas, pela manhã e à noite. Esses encontros costumam atrair um número cada vez maior de pessoas. "A comunidade participa ativamente. Temos um grande número de fiéis na nossa paróquia", afirma o padre que está há quatro anos à frente da São Cristóvão.

Durante este período as imagens da igreja ficam cobertas. “Já que Jesus morreu, não temos mais santos.” Os tapumes são retirados apenas na noite de sábado, noite da ressurreição de Cristo.

Páscoa celebra a ressureição de Jesus Foto: JULIANO PIASENTIN/GES-ESPECIAL

Jovens atuantes

A coordenadora de catequese da São Cristóvão, Kelma Flores, afirma que a participação dos jovens nas atividades da paróquia é cada vez maior. “Temos 240 crianças e adolescentes na catequese.” A igreja ainda oferece a Onda, Crisma e CLJ. “Temos que ensinar e renovar a fé.”

Para Kelma é necessário seguir ensinando os valores da igreja católica. “É importante que saibam como foi a história de Jesus. Quanto mais jovens estiverem na igreja, mais amor vamos espalhar.”
Com a comunidade atuante, Kelma reitera ser mais fácil atrair a juventude. “Eles procuram bastante, sinal disso é o grande número de participantes desde a infância, no Girassol e depois na catequese.” 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas