Mais de cem pessoas participaram do curso básico de primeiros socorros realizado na tarde deste sábado (10) na Igreja Fonte da Vida, em Canoas. A iniciativa foi ofertada gratuitamente pela ONG Divas em parceria com a Escola Técnica SEG.
Com duração de cinco horas, a qualificação ministrada pela coordenadora do curso técnico em enfermagem da SEG, Aline Porto, mesclou teoria e prática.
“Abordamos situações reais que podem acontecer com qualquer pessoa. Ninguém está livre de presenciar uma queda, um desmaio, um engasgo. O curso tem o objetivo de ensinar como proceder em cenários de acidentes. Saber como realizar uma manobra de Heimlich [técnica utilizada em caso de engasgo] pode fazer a diferença entre a vida e a morte, por exemplo”, explicou Aline.
Para a coordenadora, a experiência possibilitou uma troca entre os alunos do curso técnico em enfermagem da SEG e os inscritos presentes para a qualificação.
“Foi bastante dinâmico e participativo. Houve muita troca entre quem estava ensinando e quem estava aprendendo. As práticas de primeiros socorros são muitas vezes simples e podem ser aplicadas em casa e em situações cotidianas. No curso também realizamos práticas mais aprofundadas [utilizadas por profissionais].”
Os participantes aprenderam sobre procedimentos em diferentes tipos de acidentes: como estancar o sangue de um ferimento, como realizar a reanimação cardiopulmonar (RCP) e a manobra de Heimlich, como avaliar a cena de acidente e pedir socorro para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de técnicas para manter a calma e repassar tranquilidade à vítima e cuidados necessários em situações de perigo.
A diretora da SEG, Patrícia Bessler, destacou a importância de ações da área da saúde para a comunidade.
“Os primeiros socorros são essenciais em caso de acidente. Os participantes puderam simular o que aprenderam com bonecos. Todas as pessoas deveriam ter a oportunidade de aprender. Estamos felizes em contribuir para que mais cidadãos saibam como proceder em situações de risco.”
No fim do curso, os participantes receberam o certificado de conclusão da qualificação básica de primeiros socorros.
LEIA TAMBÉM