No bairro Harmonia, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus apoia a comunidade e se sustenta por meio dela. Logo que foi possível retornar após as enchentes do início de maio, a igreja passou a funcionar como ponto de recebimento e distribuição de doações e ajuda para a população.
Diariamente, cerca de 500 marmitas são produzidas na cozinha solidária do salão paroquial. A maioria das pessoas que buscam as refeições são moradores do Harmonia que ainda limpam suas casas atingidas pelas cheias, mas o Frei Juan Miguel Méndez reforça que os alimentos são distribuídos a pessoas de todos os bairros.
Na última quarta-feira (12), a empreendedora Simone Ávila, dona de um banho e tosa, recorreu à paróquia para garantir o seu almoço. “Estava na casa de amigos. Como tenho muitos animais, priorizei limpar o pátio e voltar para minha casa. Estou vindo a semana toda aqui na paróquia”, conta.
A parceria com a Paróquia São Cristóvão garante a mão de obra voluntária que sustenta a cozinha. Agora, a ideia é levantar recursos para reconstruir a paróquia e auxiliar a comunidade. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus é a igreja matriz no Harmonia, e apoia 13 comunidades no bairro.
“É através da paróquia que conseguimos fazer o bem para tantas famílias, estamos conseguindo eletrodomésticos, camas, roupas cobertores”, conta o Frei Juan Méndez. “Às vezes, o que as pessoas precisam nem é a marmita, mas de um abraço”, comenta.
Ajuda à comunidade continua
A proposta é ter pontos de doação nas 14 igrejas do bairro. No momento, a maior necessidade são materiais de higiene e limpeza. Outros utensílios domésticos são bem-vindos para ajudar as famílias que agora retornam a seus lares.
“Também estamos buscando doações de tintas, para pintar a paróquia e as casas das famílias da comunidade. Estamos com uma grande campanha através do pix para conseguir recursos”, reforça o Frei. Segundo ele, a Paróquia já solicitou a limpeza da rua Marechal Mallet, onde a igreja está localizada, mas o local ainda não foi limpo. Além de ajudar a população, as doações se destinam a reconstruir a Paróquia, cujo mobiliário também foi afetado pela enchente.
Para atender a comunidade por meio do trabalho solidário, pessoas de diferentes crenças se uniram na Paróquia. Jane Alves é evangélica, mas junto das voluntárias Isabel Cardoso, Maria Alencastro e Marli Cardoso, auxilia na produção de marmitas e organização das doações.
O pix para auxiliar a Paróquia é scjesus.canoas@arquipoa.org.br. As marmitas estão disponíveis diariamente e doações podem ser buscadas às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, das 8 horas às 11h30.
LEIA TAMBÉM