O ParkShopping Canoas foi confirmado como local de embarque para os voos comerciais operados pela Fraport que, a partir de segunda-feira (27), partem da Base Aérea de Canoas. A operação vai funcionar como alternativa para o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, fechado desde 3 de maio e sem previsão de retomada das atividades.
O espaço onde funcionava o restaurante Bah! vai servir como sala de embarque. Apenas pessoas com passagem já comprada terão acesso ao local, que fica em frente à pista de patinação. A entrada de passageiros vai ocorrer pelo Acesso B do shopping, na Avenida Farroupilha, 4545.
Um posto da Polícia Federal será instalado para realizar os procedimentos de segurança. Dali, os passageiros seguem para um ônibus que fará o transporte até a Base Aérea. O desembarque acontecerá no Acesso C.
Por ora, não há previsão de que companhias aéreas inaugurem guichês de venda de passagens no centro de compras. Para adquirir ou remarcar bilhetes, o contato deve ser feito de forma online diretamente com as companhias.
O ponto de embarque vai funcionar das 6 às 18 horas. A entrada fora dos horários de funcionamento do shopping será permitida apenas para passageiros. No momento, o Park Shopping está aberto das 10 às 20 horas. O supermercado opera das 8 às 19 horas.
O espaço no centro comercial foi cedido sem cobrança pela Metroplan. “Essa é uma forma de apoiar a reconstrução da cidade e do Estado e de retomar o otimismo em meio ao cenário em que vivemos”, afirmou o superintendente do ParkShopping Canoas, Luís Vilarinho.
Os primeiros voos a partir da Base Aérea de Canoas serão da Latam, no próximo dia 27. A empresa disponibiliza voos para os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo. Gol e Azul começam as atividades no dia 1º de junho – mas a Azul afirma que pode antecipar a data. Aviões da Gol pousam em Guarulhos, e da Azul, em Viracopos.
A rota deve seguir disponível por tempo indeterminado, de acordo com o processo de recuperação do Aeroporto Salgado Filho.
Expectativa para o embarque
“Desmarcaram minha passagem duas vezes. Minha mãe está com câncer e preciso ir para o Rio de Janeiro. Não quero ter de ir até Caxias do Sul”, conta a professora Sandra Melo Porto, 65 anos. Ela aguarda o começo dos voos entre Canoas e São Paulo para conseguir visitar a mãe.
Por parte dos lojistas do shopping, a expectativa é de saldos positivos para os negócios. “Ficamos duas semanas com o café parado, talvez com a vinda do terminal recuperemos o movimento que tinha sido perdido”, comenta Isadora Dias, operadora de caixa de um café no local.
“Estamos acostumados a trabalhar no período da manhã, e até já colocamos novas opções na vitrine para atrair o pessoal”, diz Marina Alves, da equipe de produção de outro restaurante.
Intervenções no trânsito
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade de Canoas anunciou novas intervenções no trânsito para viabilizar o trajeto das linhas de ônibus que partirão do ParkShopping para a Base Aérea.
Sinalizações serão implementadas, bem como sistema binário nas ruas Tobias Barreto, Augusto Severo e Rua Portugal.
LEIA TAMBÉM