A Biblioteca Municipal de Canoas chegou aos seus 58 anos de existência, e de muitas leituras, nesta sexta-feira (25). Como parte da comemoração, alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Grande do Sul se reuniram para ouvir a palestra do jornalista e escritor Rafael Guimaraens sobre como ler é uma viagem.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
“Os livros são um convite para viajar. Através da leitura você passa a viver aquele mundo”, conta o autor dos livros “A Tragédia na Rua da Praia”, “O Incendiário” e “A Dama da Lagoa”.
As falas têm o objetivo de influenciar os jovens a ler mais. “Nós tentamos fazer com que eles encontrem um tempo para a leitura porque ela nos ajuda a refletir sobre a vida”, explica Rafael.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A vinda do autor para a biblioteca despertou o interesse do estudante Pedro Furtado, 14 anos, que pesquisou sobre Rafael na internet. “Achei muito boa a palestra. Fiquei interessado nele, nas obras que ele escreveu e que eu não conhecia. Espero rever ele para poder autografar os livros”, declara.
O encontro também foi aproveitado pela aluna Ana Laura Machado Xavier, 14 anos, acostumada a frequentar a biblioteca da própria escola. “Ele nos incentivou a entrar no mundo da leitura e eu gostei bastante disso.”
Para a bibliotecária Regina Pelissaro, os 58 anos são significativos. “Representa a solidez da biblioteca como um espaço de cultura e de troca de conhecimento”, ressalta.
Mais de 25 mil livros disponíveis
O espaço, localizado na Rua Ipiranga, 105, no Centro, conta com um acervo de cerca de 25 mil livros e mais de 15 mil associados ao longo dos anos. Para pegar um livro emprestado, basta apresentar um documento com foto e comprovante de residência – ambos podendo ser físico ou digital – para se cadastrar, além de contribuir com R$ 20 em dinheiro.
O cadastro tem duração de 1 ano e pode ser renovado, também mediante contribuição destinada à aquisição de novos livros. O acervo da biblioteca pode ser consultado no site https://biblioteca.canoas.rs.gov.br/.
A biblioteca
A Biblioteca Pública Municipal foi criada pela Lei 592, 1959, na administração de Sezefredo Azambuja Vieira. Era um anexo da diretoria de Educação. Sua inauguração se deu em 25 de outubro de 1966.
O nome da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva foi adotado a partir de 1980, através da Lei 1.948, autoria do então vereador Celso Pitol, em homenagem ao escritor e tradicionalista, autor da obra “As origens de Canoas”.
LEIA TAMBÉM