abc+

EDUCAÇÃO FISCAL

Palestra debate os desafios da Receita Municipal em Canoas

Apresentação acontece dentro do 1º Seminário de Educação Fiscal de Canoas que aborda reforma tributária, tecnologia e atividades pedagógicas

Publicado em: 28/11/2024 às 17h:42 Última atualização: 28/11/2024 às 17h:48
Publicidade

Em palestra durante o 1º Seminário de Educação Fiscal de Canoas, o secretário adjunto da Receita Municipal, Tiago Nectoux, e a auditora fiscal Cristina Sabka debateram sobre os desafios da Receita Municipal para os participantes do evento. A apresentação foi nesta quinta-feira (28), no prédio da 6 da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no bairro São José.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

1º Seminário de Educação Fiscal de Canoas recebe palestra sobre Receita Municipal



1º Seminário de Educação Fiscal de Canoas recebe palestra sobre Receita Municipal

Foto: Nicole Goulart/Especial

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Dividida nos tópicos governo digital, planejamento e autonomia os palestrantes apresentaram o trabalho pelo setor e suas principais dificuldades. Como acompanhar a evolução tecnológica no setor público, como tornar o planejamento uma prioridade e como manter a autonomia diante dos impactos de alterações administrativas foram as questões discutidas na palestra.

“Canoas ainda não tem planejamento de longo prazo. Ainda não definimos nossa missão, visão e valores”, aponta o secretário adjunto como uma das dificuldades. “Mesmo com o melhor planejamento e todo o esforço para aumentar a receita não há possibilidade de que esta acompanhe o aumento da despesa dos municípios”, conclui a auditora. 

Resultados do Imers

A palestra ainda chamou a atenção para o desempenho no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saers) que compõe o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers).

Os resultados das provas contribuem para a divisão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios, influenciando na arrecadação. “Existe a dificuldade dos professores de conscientizar os alunos sobre a necessidade de realizar as provas do Saers”, observa.

Em 2023, Canoas ficou em 428º no ranking, com índice de 52,53. A média dos municípios foi de 63,44. No ano de 2022, a cidade ficou na posição 417, com índice de 49,92, e a média das cidades foi de 59,79. Nos dois anos de aplicação das provas, Canoas ficou abaixo da média.

A Participação no Rateio da Cota-parte da Educação (PRE), associada aos resultados, ficou em 2,9%, em 2023, e em 3,1%, em 2022.

As provas de português e matemática começaram a ser aplicadas pelo governo estadual, em 2022, com estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio. O sistema também leva em consideração a taxa de aprovação.

As aplicações da edição de 2024 começaram na última segunda-feira (25) e seguem até o dia 6 de dezembro nas escolas públicas estaduais e municipais.

Educação fiscal

As ações educativas integram o Programa de Educação Fiscal (PEF) do Estado, lançado em 2003, seguindo também as diretrizes do programa nacional organizado em 2002. Em Canoas, a Lei nº 6.492, de 2021, institui o Programa Canoense de Educação Fiscal (PCEF).

Atividades em escolas municipais, seminários com servidores, divulgação de lista de devedores do ICMS e sorteio de premiação da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) são alguns dos quesitos que integram o PEF. 

No Estado, os municípios que mais desenvolvem de combate à sonegação e de conscientização fiscal recebem uma parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dentro do Programa de Integração Tributária (PIT). A pontuação de cada cidade podem ser consultados no site da Receita Estadual

Sobre o seminário

Com cerca de 240 participantes inscritos de 52 municípios, o 1º Seminário de Educação Fiscal de Canoas aconteceu nesta quinta-feira (28), no campus Canoas da Ulbra. O evento abordou assuntos como Receita Municipal, questões tecnológicas, reforma tributária e atividades pedagógicas de educação fiscal.

O seminário foi organizado pela Prefeitura de Canoas, por meio das secretarias municipais de Fazenda e Educação, junto com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/RS), Associação dos Funcionários de Carreiras Típicas de Estado de Canoas (AFTEC) e INFISC – Transformação Digital para a Gestão Pública.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade