Saúde
"É um absurdo o que está acontecendo": Pacientes com câncer esperam cirurgia há 60 dias em hospital da região
Falta de pagamentos a anestesistas estaria por trás dos atrasos, segundo parentes; casa de saúde nega problema
Última atualização: 30/04/2024 14:41
Pacientes internados com câncer no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Canoas, vivem o drama da incerteza. Isso porque procedimentos são marcados e desmarcados devido à ausência de anestesistas.
O relato partiu da filha de uma paciente que está internada há 60 dias à espera de um procedimento na garganta. A idosa de 60 anos já perdeu a capacidade da fala durante o período.
“É um absurdo o que está acontecendo”, reclama Michele Dorneles. “Já marcaram e remarcaram mais de uma vez e a gente tinha certeza que o procedimento sairia na sexta-feira, mas aí cancelaram de novo.”
Marido da paciente Dalva Dorneles, Alvino Dorneles relata que ouviu de um médico que o procedimento não sairia porque o anestesista não apareceu para trabalhar porque está há meses sem receber. “É um absurdo a gente passar essa angustia”, suspira ao dizer. “Eu ouvi do médico que não estão trabalhando por falta de pagamento. É brabo a gente ficar assim no ar, sem saber nada? Quando ela vai conseguir ser operada.”
Também familiar de uma paciente internada, Barbara Garcia aponta que a tia está à espera de um procedimento há 30 dias, período em que já perdeu a visão de um olho devido ao tumor. “Se eles não querem fazer o procedimento, tudo bem. Basta encaminharem a minha tia para outro hospital”, defende. “Só que o tumor que ela tem acima dos olhos está crescendo, porque o tempo está passando”.