Um ouriço-cacheiro foi devolvido para a natureza nesta quinta-feira (27) em Canoas. A fêmea foi entregue ao Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo), após o período das enchentes, com marcas de mordida e bastante debilitada. Após passar por um período de tratamento e reabilitação, a equipe de biólogas e veterinárias do Minizoo definiu que a ‘ouriça’ estava apta para soltura e foi devolvida ao seu habitat natural.
Conforme a veterinária Isadora Luzza Favreto, o objetivo do zoológico é reabilitar os animais e promover a soltura para manter o equilíbrio do meio ambiente. “Ela foi encontrada com sérias lesões no corpo e, após um período em que a ‘ouriça’ passou por um tratamento e reaprendeu a comer sozinha e a escalar para buscar seu alimento, ela foi entregue de volta à natureza. Foram diversas etapas para que o animal não se acostumasse com o contato humano e pudesse seguir seu fluxo natural no ambiente”, destaca.
Os ouriços-cacheiros são facilmente reconhecíveis pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo, exceto o focinho e ventre e ponta do rabo. Quando se sente ameaçado, ele não atira espinhos, apenas se encolhe e eriça com o objetivo de afastar o possível predador.
O ouriço se alimenta basicamente de brotos, folhas e frutos que buscam no alto das árvores. O roedor é ativo durante o amanhecer e à noite, sobe em árvores de forma lenta, porém, é muito ágil, usando a sua cauda preênsil para se segurar.
Animais silvestres
O Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), prioriza a reabilitação e a devolução dos animais silvestres à natureza. Muitas vezes, eles não têm condições de retornar para seu habitat natural e precisam permanecer no espaço. No caso de encontrar animais silvestres feridos ou em risco, contate a equipe para mais orientações pelo WhatsApp (51) 99787-1078. O recebimento de animais é feito diariamente, incluindo fins de semana, das 8 às 18 horas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags