A 28ª edição dos Jogos Internacionais Luteranos começou nesta terça-feira (1º) com a cerimônia de abertura no ginásio principal do Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no campus Canoas. O evento foi acompanhado por mais de 4 mil pessoas entre alunos, familiares, autoridades e convidados.
A cerimônia contou com o desfile dos alunos, homenagem aos voluntários que atuaram nas enchentes de maio e leitura dos juramentos dos atletas e dos árbitros. A condução do fogo simbólico foi feita pelo atleta de vôlei Alexandre Martins da Silva, formado pela Ulbra Torres, e pelo nadador e aluno do Colégio Ulbra Cristo Redentor, Bruno Primerano.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A superintendente de Ensino Básico da Associação Luterana do Brasil (Aelbra), Carin Kuchenbecker, declarou a abertura oficial das competições. Os Jogos Internacionais Luteranos são organizados pela Rede de Escolas da Ulbra e promovidos pela Aelbra.
Expectativas
Entre os cerca de 1.500 alunos presentes, está a aluna do 7° ano do Colégio Concórdia de Porto Alegre, Laura Fagundes, 13 anos, que vai competir no vôlei. “É a minha primeira vez participando dos jogos como competidora e a expectativa é de ganhar”, disse confiante.
Esta também será a primeira participação dos alunos do Colégio Ulbra São Lucas, Gustavo Dias, 11 anos, e Lucas Rocha, 13, no futsal. “O objetivo é sempre ganhar e levar o troféu para casa”, afirmou Gustavo. “O ginásio é bem grande, estou gostando”, destacou.
Os amigos estavam acompanhados do Renan Oliveira Speltz, 12 anos, que está competindo pela segunda vez. “É legal, é diferente. São vários jogos e é uma competição com pessoas de outros lugares”, declarou.
Além dos alunos, muitos pais também comparecem para acompanhar os filhos, como é o caso da mãe Maria Grudzinski, 62 anos, que estava filmando a filha Kamily Grudzinski, 17 anos, estudante do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas. “Sou mãe coruja. Gosto de sempre acompanhar ela em atividades do colégio”, contou.
Importância dos jogos
Para a gerente pedagógica da Aelbra, Núrfis dos Santos Vargas, as atividades físicas são essenciais para os estudantes. “Os jogos contribuem para o desenvolvimento dos alunos nas questões da autogestão, autoconhecimento, empatia e trabalho em equipe, por exemplo”, comentou. “Nós entendemos que isso faz parte da formação integral dos alunos”, completou.
A superintendente de Ensino Básico da Aelbra, Carin Kuchenbecker, também destacou a importância das competições. “Estudos mostram que a atividade física regular melhora a concentração, reduz o estresse e promove a saúde mental, fatores cruciais para o desempenho acadêmico. Além disso, a interação entre alunos de diferentes séries, escolas e culturas estimula a socialização e o respeito às diferenças”, explicou.
Os jogos serão realizados até a próxima sexta-feira (4) e com a presença de cerca de 1.500 alunos de 27 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Tocantins e do Departamento de Montevidéu, no Uruguai. Os estudantes vão competir nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação e xadrez.
LEIA TAMBÉM