abc+

Segurança

Operação Papai Noel é lançada em Canoas

A partir desta quinta-feira (23), patrulhamento ostensivo será reforçado em áreas de maior circulação visando a chegada do Natal e ano novo

Publicado em: 23/11/2023 às 13h:32 Última atualização: 23/11/2023 às 13h:33
Publicidade

Aumenta a vigilância sobre as áreas comerciais de Canoas a partir desta quinta-feira (23). Isso porque a Brigada Militar (BM) lançou a tradicional Operação Papai Noel, visando a chegada do Natal e ano novo.

Operação que garante reforço do policiamento ostensivo entrou em vigor a partir desta quinta-feira (23)



Operação que garante reforço do policiamento ostensivo entrou em vigor a partir desta quinta-feira (23)

Foto: PAULO PIRES/GES

O lançamento no ParkShopping Canoas contou com a presença de lideranças dos setores da indústria e comércio, que mantiveram ao longo do ano uma relação estreita com a corporação.

A cidade viveu um 2023 marcado pela violência. Além das lutas entre facções pelo controle do milionário mercado envolvendo drogas e entorpecentes, também houve uma série de furtos e roubos na área comercial.

A situação atingiu o ápice em julho, quando uma joalheria foi assaltada no meio da tarde no Centro, o que motivou entidades a fazerem um pedido de socorro diante da insegurança.

Comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel André Luiz Stein lembrou do trabalho que foi desenvolvido pela Brigada ao longo do ano na área central, cujo resultado foi a diminuição dos crimes.

“Planejamos uma grande operação de polícia ostensiva para abranger a maior área possível, sem diminuir a concentração da nossa força nos bairros”, explica. “Então agora só vamos dar continuidade em um trabalho em desenvolvimento desde julho”, acrescenta.

Ao lembrar da atividade dos Policiais Militares (PMs) ao longo do ano em Canoas, o coronel não deixou de salientar os momentos difíceis enfrentados diante do aumento da criminalidade, já que até um PM foi baleado em ação.

“Enfrentamos momentos de grande dificuldade neste ano devido à ousadia dos criminosos”, frisa. “Mas acredito que o pior já passou e será possível ter um final de ano tranquilo na prestação do serviço para a população”.

Sensação de segurança

Presidente da Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (CICS), André Guindani disse ter acompanhado de perto os esforços da Brigada Militar pela diminuição da violência ao longo do ano.

Ao elogiar o trabalho da corporação em parceria com as entidades, empresas, comerciantes e lojistas, ele destacou que, mais importante que qualquer número e indicador reduzido, é a sensação de segurança devolvida à população.

“A redução dos crimes garantiu mais tranquilidade à população e deve ser importante em especial neste período natalino que será de maior circulação e movimento de pessoas”, reforça.

Trabalho mais humano

A aproximação da Brigada Militar com comerciantes e lojistas foi fundamental para a diminuição da violência que vinha sendo vista em Canoas, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoas.

Everton Netto disse que a entidade trabalha em um processo de humanização do órgão de segurança com a população por meio de um projeto que deve garantir uma proximidade maior com o comércio.

“A troca de informações entre os Policiais Militares e a Brigada Militar foi muito importante para o resultado obtido e a CDL quer continuar atuando nesse processo de humanização das nossas polícias perante a população”, defende.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade