DONATIVOS
Ônibus itinerantes entregam doações nos bairros de Canoas
Roupas, cobertores, água e itens de higiene são distribuídos de forma descentralizada a partir de parceria entre a Prefeitura e a Sogal
Última atualização: 16/05/2024 16:22
Mesmo com chuva, a população aguardava por doações no bairro Guajuviras nesta manhã de quinta-feira (16). Três ônibus da Sogal, carregados de itens de higiene, água, roupas e cobertores, estacionaram na frente da Escola Municipal de Educação Infantil Cara Melada. A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Canoas e a empresa Sogal.
Desde segunda-feira (13), parte da frota de ônibus carrega doações para diferentes locais do lado leste da cidade. A iniciativa já passou pelos bairros Guajuviras, Estância Velha e São José.
Muito debatida, a entrega de donativos pela administração pública agora é feita também de forma descentralizada, a fim de atender a população dentro e fora dos abrigos. “O objetivo da Prefeitura é descentralizar a distribuição e atender os bairros. Temos tido bastante êxito”, comenta Daniele Ilha, superintendente executiva do Escritório de Gestão. “Enquanto tiver doações, estaremos disponibilizando”.
O ponto atendido a cada dia é definido de acordo com a quantidade de doações disponíveis. A população pode acompanhar o itinerário dos ônibus diariamente nas redes sociais da Prefeitura. Não é necessário apresentar documentos ou fazer cadastro. A ação ocorre diariamente, inclusive no final de semana, das 9 às 16 horas.
Segundo a Prefeitura, nos dois primeiros dias, a ação distribuiu mais de 3 mil cobertores e quase 600 pacotes de fraldas descartáveis infantis. Absorventes, papel higiênico, garrafas de água, roupas, toalhas e cobertores também são distribuídos. De acordo com a demanda, os ônibus são reabastecidos ao longo do dia.
Na fila, várias pessoas buscavam itens para familiares atingidos pela enchente. Noemi Zancan, 72 anos, estava atrás de doações para sua sobrinha. “Consegui pegar roupas, agora vou esperar pelos cobertores”, diz a aposentada.
Fernanda da Silveira, 37, mora no bairro Guajuviras e foi buscar roupas para seu filho, Eduardo, e para sua prima. “Hoje o abastecimento de água voltou, mas não estamos conseguindo lavar nem secar roupa. Também falta gás. Minha prima perdeu tudo e está na minha casa, mas segue trabalhando como cuidadora de idosas. Vim buscar coisas para ela”, relata.
Henrique Silva, 18, esperava o ônibus retornar abastecido de fraldas. “Tem quem peça para confirmar o endereço da casa alagada para entregar as doações”, desabafa. Maria Bairros, 53, é moradora do Harmonia e está alojada na casa de amigos. “A vizinha falou que iam doar aqui e eu vim. Um vai avisando o outro”, conta.
Saiba onde entregar e receber doações
A população que deseja fazer uma doação pode entregar itens nos seguintes endereços:
- Na Cassol (Av. Farroupilha, 5775);
- Na Secretaria de Saúde (Rua Dr. Barcelos, 1600) podem ser entregues fraldas e itens de enfermaria;
- Na Farmácia Solidária (Av. Santos Ferreira, 1655), medicamentos fechados ou parcialmente usados são aceitos.
A distribuição de donativos ocorre nos seguintes pontos:
- Na Central de Entrega de Doações (esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Inconfidência, onde ficava o Asun);
- Na Subprefeitura Centro (Rua Euclides da Cunha, 280), roupas e água são distribuídas;
- Na Central de Distribuição de Roupas (Rua Fioravante Milanez, 60), itens de vestuário e calçados estão disponíveis;
- Nos ônibus itinerantes nos bairros;
- Na Rua Domingos Martins, 274, há produtos de limpeza e higiene para retirada;
- No Restaurante Popular (Av. Boqueirão, 2781), pode ser feita retirada de marmitas e de água.